Backup

Tecnologia

5 maneiras de fazer backup e proteger seus arquivos

19 de agosto de 2014

É comum guardarmos documentos, programas e conteúdos em nossos computadores e para mantermos esses dados seguros o ideal é fazer backup periodicamente. Backup é a cópia de dados de um dispositivo para outro. Se, eventualmente você perder os arquivos originais, o backup pode ser restaurado para repor os dados perdidos.

Backup no próprio computador

Apesar de ser a menos recomendada, você pode fazer backup de uma pasta para outra. Algumas pessoas fazem a cópia para a pasta ‘D:’ do computador, normalmente arquivos menos importantes, como músicas. Caso apague o arquivo por qualquer motivo, consiga recuperá-lo facilmente, mas a segurança é bem escassa e tudo que o usuário pode fazer para proteger o arquivo é ocultando a pasta.

Backup em mídia externa

Para escolher uma mídia externa para fazer backup tem que levar em consideração qual o tamanho do arquivo. Dependendo do tamanho, você pode optar por um, Pendrive ou HD Externo, o ideal é que a mídia que você escolheu tenha o dobro de memória do arquivo que irá guardar. Independente da mídia é importante você catalogá-la com nome do arquivo e data e guardá-la em um lugar seguro de danos ou furtos.

Backup em outro computador

Para quem tem mais de um computador ou empresas, a solução pode ser fazer backup de um computador para outro. Mas ainda sim não é a maneira mais segura de proteger arquivos, essa opção só deve ser considerada no caso de formatar um máquina ou guardar arquivos que não tem tanta relevância.

Backup em Rede

Em empresas que os computadores trabalham em rede, é comum realizar backup de arquivos na rede. Além de documentos que devem estar assegurados, sempre que uma máquina precisa ser formatada os arquivos e programas importantes são copiados para a rede.

Backup na “Nuvem”

Está cada vez mais comum o backup na “nuvem”. Esse backup funciona assim: uma empresa disponibiliza um espaço em seu servidor para as pessoas guardarem seus arquivos e poderem acessá-los de qualquer lugar que tenha internet. Boa parte desses backups na nuvem são de arquivos de músicas, fotos e vídeos.

 

Independente da maneira, esteja ciente que é importante fazer backup de todos os seus arquivos e protegê-los. Desde documentos importantes à fotos de momentos importantes que se você perde, fará falta.

Fale conosco!

Tags:, ,