design responsivo

Design, Mobile, Programação, Tecnologia

Como Funciona o Design Responsivo

4 de setembro de 2014

Já falamos sobre a importância do design no blog e sobre os valores e conceitos que uma imagem carrega em si. Mas em publicidade digital, o design tem também outros atributos importantes no desenvolvimento de um projeto. O design responsivo nasceu na era mobile com o objetivo de desenvolver uma funcionalidade e usabilidade de qualidade em projetos digitais. Como disse Steve Jobs“Design não é apenas o que parece e o que se sente. Design é como funciona”.

O Conceito de Design Responsivo

Com o desenvolvimento de smartphones, tablets e o aumento de usuários desses dispositivos móveis criou-se a necessidade de adaptar os conteúdos online para diversos tipos de telas e formatos. O design responsivo entra nesse contexto com o objetivo de facilitar o desenvolvimento e gerenciamento dessas plataformas, transformando-as em uma única plataforma adaptável à “x” modelos. Imagine que no lugar três sites desenvolvidos, cada um para uma plataforma, seja possível fazer somente um que se molde ao dispositivo utilizado. Ou seja, com essa tecnologia é possível desenvolver e gerenciar um único projeto que possa ser utilizado tanto em computadores, smartphones e tablets.

As Vantagens do Design Responsivo

O design responsivo é vantajoso para o usuário final também, visto que a tecnologia sempre irá buscar a melhor forma de leitura, facilidade no contato com o site, visualização,  layout, redimensionamento, navegação, enfim, a experiência geral. Proporcionando uma experiência positiva ao usuário, as chances de um possível cliente tornar-se definitivamente cliente crescem muito.

Design Responsivo na Prática

O mobile facilita muito a vida de quem sabe aproveitá-lo. Imagine um Design de Interiores que antes precisava carregar um notebook para apresentar seu portfolio a um possível cliente, agora pode apresentar o seu site através do smartphone que carrega no bolso e o seu cliente também pode acessá-lo de seu smartphone. Se o site estiver visualmente bonito, fácil de navegar e funcionando corretamente irá aumentar a chances das partes fecharem um acordo.

Veja alguns modelos de Design Responsivo:

Conte com a 2nd como seu Parceiro

Se a sua empresa precisa de um projeto multiplataformas, conte com a 2nd como o seu parceiro. Desde a arquitetura da informação, layout, planejamento e desenvolvimentos temos uma equipe preparada para moldar o projeto alinhado à comunicação de sua empresa.

Tags:, ,