design-thinking

Design Thinking

10 de maio de 2016

O design thinking tem como objetivo contribuir de forma crítica e criativa na abordagem e entendimento de novos problemas e desafios, sempre focado na necessidade do usuário. É um processo de organizar as informações, ideias e conceitos para gerar soluções.

Como resultado, o design thinking ajuda a organizar o pensamento e as informações, colaborando para novas ideias, maior aprendizado, assimilação das informações e tomadas de decisões melhores.

Valores do Design Thinking

O Design Thinking tem sua base em valores que servem de apoio para criação e aplicação da metodologia, e é muito importante analisar se esses valores estão presentes em todas as fases do processo.

Empatia – compreender a forma de pensamento, os conceitos, tomadas de deciões e os hábitos de outra pessoa é essencial para desenvolver  o processo. Por isto é essencial colocar-se no lugar da outra pessoa.

Colaboração trabalhar em grupo, de forma coletiva, ajuda no desenvolvimento do processo, pois a visão do grupo torna-se mais ampla que a de um único individuo, sendo possível coletar mais informações, criar mais ideias e identificar maiores possibilidades.

Experimentação – testar as ideias é essencial, não somente para validação de um projeto na vida real, mas também para identificar todos erros e acertos na prática, o que nem sempre aparece na teoria.

Como Aplicar Design Thinking

Antes de tudo, é necessário identificar qual o objetivo da sua empresa para iniciar o processo, ou seja, qual é a necessidade da qual buscamos uma solução. A necessidade pode ser a criação de um novo produto, produção de produtos,  atendimento e relacionamento com clientes, criação e desenvolvimento de um site ou portal, entre diversas outras necessidades.

É muito importante também perguntar o porquê durante o processo. A cada pergunta, será preciso detalhar ainda mais cada resposta, gerando um funil de excelência e chegando-se à raiz da solução que buscamos, de uma forma bem menos superficial.

Os 4 passos do design thinking

Para desenvolver o processo de design thinking a fim de conquistar resultados positivos e passíveis de aplicação e utilização, são necessários 4 passos para construir novas soluções. Vamos lá:

Imersão – nessa fase é necessário ir a fundo na proposta, buscar por informações e dados em todos os meios possíveis, como jornais, revistas, livros, filmes, artigos, etc. É o momento de coletar todas as informações necessárias para as próximas fases, e deixar passar qualquer informação pode prejudicar o restante do processo.

Ideação – é o momento do brainstorming da equipe, de reunir todos os participantes desse processo, junto com todas as informações coletadas e propor todos os tipos de ideias, não importa qual, neste momento é hora de colocar a criatividade em ação e disparar novas ideias.

Prototipação – após a coleta de informações e filtrar as ideias nas fases anteriores, chegou o momento de validar as ideias, desenvolver um protótipo, nada muito complexo, mas o suficiente para testar a ideia.

Desenvolvimento – coletar informações, fazer brainstorming, testar a ideia: deu tudo certo? Se sim, é hora de desenvolver!

Conte com a 2nd como Parceiro

A 2nd está no mercado há 16 anos e mantém sua base de conhecimento sempre atualizada para fazer com que seu projeto atenda as expectativas de usabilidade de seu público. Estruturou uma equipe especializada em marketing e web design, preparada para estudar a sua marca e desenvolver o material necessário para lhe proporcionar uma comunicação efetiva.

Fale conosco!

Tags:,



Comentários