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Estudo de Comportamento dos Consumidores de E-Commerce

19 de fevereiro de 2015

Não existe uma fórmula exata para o sucesso de um e-commerce, pois ambiente digital é dinâmico e exigente. Ainda é preciso transmitir segurança para os consumidores, desde o produto, a empresa e a entrega. E também é necessário transmitir qualidade na plataforma e atendimento.

A Vouchercloud, empresa americana de venda de cupons, divulgou um infográfico com alguns pontos sobre o comportamento do consumidor online. São dados essenciais que revelam questões de preços, segurança do site, questões técnicas, como o tempo de carregamento da página podem levar a desistência da compra.

Veja os principais apontamentos:

Velocidade – depois de esperar 3 segundo para carregar o site, 57% dos consumidores irão abandoná-lo e entre esses, 80% nunca mais retornarão à loja virtual.

Design – 92,6 % das pessoas afirmam que o design do e-commerce é a maior influência para a decisão de compra.

Imagens e vídeos – disponibilizar diferentes formas de visualizações dos produtos aumenta em 58% as vendas online. 31% das pessoas compram o produto depois de assistirem ao vídeo e 1 a cada 2 consumidores confiam mais no produto depois de assistir vídeos.

Publicações – 85% dos consumidores leem publicações online sobre o produto antes de fazer a compra.

Desistência da compra – 41% desistem na hora de fechar a compra devido custos ocultos, 29% porque é necessário se registrar antes de comprar, 10% devido a um longo processo para fechar a comprar, 11% falta clareza nas informações de entrega e 8% porque o site não oferece um número de telefone.

Entrega – 59% dos consumidores disseram que consideram os custos de frete quando tomam uma decisão de compra. Com relação aos custos de frete, 44% disseram que abandonam o carrinho, devido aos custos elevados do transporte e 53% dizem mudar de loja por frete mais barato.

Pagamento e segurança – Mais de 80% dos consumidores sentem-se mais seguros quando veem os logos do cartão de crédito de sua confiança expostos no site. E já 40% responderam que teriam mais confiança em um e-commerce que tenha mais de um método de pagamento.

Apesar dos dados terem sidos coletados nos EUA, percebemos que são pontos importantes para o e-commerce nacional também.

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