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Facilite a vida do seu cliente na sua loja virtual

3 de março de 2016

A cada nova tecnologia que surge vemos claramente que o objetivo é sempre facilitar a vida das pessoas, e não seria diferente com o surgimento do e-commerce. As lojas virtuais facilitaram muito o processo de compra para as pessoa e para o comércio também.

Apesar de as lojas virtuais serem populares pelos preços mais baratos, é ciente para todo empreendedor digital a necessidade de desenvolver uma loja virtual intuitiva, com um processo simples de compra e navegação que permita até que os menos familiarizados possam pesquisar e comprar.

Desde o início o projeto do seu e-commerce deve ser pensado em facilitar a vida de seu cliente. Deve-se pensar no dispositivo que os usuários utilizam, pesquisar por estudos que revelam como o consumidor se comporta no e-commerce, diminuir os cliques até a finalização da compra e muito mais. Por isto, vamos ver alguns pontos que é importante atentar-se:

Versão mobile – as pessoas estão cada vez mais conectadas através de smartphones e tablets, e desenvolver uma loja virtual que não seja responsivo para a versão mobile pode gerar frustrações para os visitantes, o que pode garantir uma visita ao seu concorrente.

Confiança – apesar do fato que comprar pela internet é mais seguro que andar na rua com dinheiro, ou até passar seu cartão em uma máquina clonada, ainda existem fraudes que podem colocar os dados bancários dos usuários em risco, por isto é comum as pessoas pesquisarem por lojas virtuais seguras, com boas avaliações e com certificados digitais de segurança. Quanto mais seguro o visitante da sua loja virtual sentir-se, maior as chances dele efetuar uma compra.

Call-to-action – a famosa “chamada para ação” é muito importante no e-commerce e pode ser decisivo para o visitante realizar uma compra. É importante garantir que o botão de compra dos produtos estejam sempre na visão dos visitantes, permitindo que ele consiga efetuar a compra a qualquer momento.

Opções demais – ter opções de produto para o cliente é ótimo, mas ter opções demais pode confundir seu cliente, e fazê-lo desistir de comprar. Imagine que o cliente procura por uma calça, mas ao buscar em sua loja virtual surgem mais de 300 opções logo de primeira, é bem provável que ele prefira escolher depois e desista diante de tantas opções. Administre isto com categorias e preferências, oferecendo os produtos gradativamente.

Informações incompletas – quanto maior o número de informações um comércio disponibiliza para o cliente, maior as chances dele adquirir o produto, em uma loja virtual as informações são ainda mais necessárias, pois o visitante não tem o contato direto com o produto, por isto especificações de tamanho, peso e outras características específicas de cada produto essenciais. E, claro, não esqueça de informar preço, formas de pagamento, frete e prazo de entrega.

Como dito anteriormente, é necessário desenvolver a loja virtual pensando sempre na usabilidade, permitindo que a navegação seja intuitiva, permitindo que o cliente consiga localizar facilmente o que busca e possa realizar a compra facilmente.

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