marketing-sensorial

Marketing Sensorial

26 de maio de 2016

O marketing sensorial, ou brandsense, tem como objetivo a ação de estimular os sentidos do público para realizar uma venda, seja através do olfato, da visão, do paladar, da audição e o tato. O marketing sensorial teve seu início na Inglaterra, e no Brasil faz bastante sucesso em varejos de diferentes nichos, buscando sempre atingir os consumidores de forma positiva no contato com o produto.

A vantagem do marketing sensorial é a possibilidade de construir um elo entre o consumidor e empresa, criando uma comunicação emocional e mais subjetiva, partindo das sensações e sentidos do seu público-alvo. A ideia é promover uma lembrança agradável da marca através de um dos 5 sentidos do ser humano.

Marketing Sensorial no Ponto de Vendas

O ponto de vendas tornou-se um ambiente de experiências, onde a efetivação da compra torna-se uma consequência do resultado gerado pela sensação causada do produto no consumidor. É neste exato momento que a estratégia do marketing sensorial aparece, criando o processo de envolvimento dos consumidores com a marca e seus produtos, fazendo com que a convergência do sentido apurado no momento torne-se tão importante quanto o produto ou serviço oferecido.

Diferenciar-se da concorrência é uma busca incessante, e sabendo que a qualidade chega no mercado para todas as empresas do setor, trata-se de uma tarefa cada vez mais difícil identificar os diferenciais da sua marca e conseguir divulgá-las de forma incisiva para o público-alvo. Com o marketing sensorial, surge a opção para as empresas trabalharem na busca pelo posicionamento de suas marcas.

Basta uma volta em um shopping center que encontramos facilmente uma loja de perfumes oferecendo a experimentação das fragrâncias de seus perfumes, lojas de roupas com música ambiente conforme seu estilo e os clássicos provadores de roupas, petiscos na praça de alimentação entre diversas outras experiências é possível encontrar.

Marketing Sensorial na Internet

Para muitas empresas ainda é difícil imaginar a ativação de uma campanha de marketing sensorial na internet, pois é um conceito que está muito ligado na presença do consumidor, podendo contar com o o paladar e olfato, mas a visão e a audição abre um leque de possibilidades para criar estrategias de marketing sensorial na internet, e recentemente a tecnologia touch aumentou ainda mais as possibilidades de criar uma campanha de marketing sensorial online, como jogos, anúncios interativos etc.

Duas tecnologias recentes, mas que ainda tem muito a ser explorado no brandsense, é a câmera 360º e os smartglasses, que ampliam os sentidos dos usuários.

Conte com a 2nd como Parceiro

A 2nd está no mercado há 16 anos e mantém sua base de conhecimento sempre atualizada para fazer com que seu projeto atenda as expectativas de usabilidade de seu público. Estruturou uma equipe especializada em marketing e web design, preparada para estudar a sua marca e desenvolver o material necessário para lhe proporcionar uma comunicação efetiva.

Fale conosco!

Tags:



Comentários