loja-virtual-irresistivel

Torne Sua Loja Virtual Irresistível

31 de março de 2016

Ao criar uma loja virtual, é comum o empreendedor digital dedicar-se aos conteúdos sobre marketing digital e estratégias para o e-commerce, e não está errado, mas aplicar estratégias de lojas físicas, do varejo, em sua loja virtual também pode trazer bons resultados e valem a pena serem analisados.

No momento em que começar a planejar sua loja virtual, dê uma volta em um shopping e perceba o que as lojas têm de atrativos para convidá-lo(a) a entrar e realizar uma compra. Identifique elementos essenciais da loja como visual, vitrine, ambiente, atendimento, disposição das peças, descontos estratégicos etc. Depois disso, volte para o planejamento do seu e-commerce e identifique como você pode proporcionar a mesma experiência, ou melhor, para os visitantes da sua loja virtual.

Crie um ambiente

Ao identificar o seu público-alvo, com os seus gostos, costumes e preferências, desenvolva um ambiente para sua loja virtual com uma identidade visual que agrade o seu target, como layout, cores, background, fontes etc.

Vale lembrar que é comum ter música ambiente em lojas físicas para transmitir um conceito, como em lojas de marcas de roupas para jovens, que toca música eletrônica para criar um ambiente que o público são adeptos, mas em uma loja virtual a música ambiente pode ser invasiva, visto que muitas vezes as pessoas já estão ouvindo música em seu computador ou smartphone, ou apenas podem ser surpreendidas negativamente com um áudio iniciando repentinamente, então a melhor opção é evitar sons e proporcionar o ambiente de outras formas, como em pontos citados acima.

Planeje uma navegação intuitiva

Pensando em uma loja física, ela tem a entrada ao lado da vitrine com os principais produtos, prateleiras e peças distribuídas no meio da loja formando corredores, e até sessões, e no final temos o caixa. Tudo é planejado para que o cliente possa caminhar pela loja toda e enxergas os produtos disponíveis.

Com a loja virtual não é tão diferente, pois é necessário planejar quais os produtos principais que serão expostos logo na entrada dos usuários na loja, como serão dispostos os restantes dos produtos e como serão compostas as sessões. Uma diferente importante da loja física é que a loja virtual deve deixar sempre disponível o botão comprar disponível (o caixa) para facilitar na decisão dos usuários.

O planejamento da navegação intuitiva deve buscar a melhor forma do usuário tramitar pela loja virtual, de forma confortável e fácil, disponibilizando o que o usuário busca em poucos cliques.

Crie uma vitrine

É importante saber utilizar a vitrine da sua loja virtual, pois assim como em uma loja de shopping ou rua, em geral, os produtos em destaques são os principais da loja, que atrai mais clientes e têm maior representatividade na receita da loja.

Mas uma grande vantagem das lojas virtuais é que a sua vitrine é dinâmica e através de sliders pode apresentar mais informações que uma loja comum, como promoções, descontos e produtos em destaque e muito mais. Por isto, é importante analisar os dados da loja, como os produtos mais procurados/vendidos, os menos procurados, o que tem maior volume em estoque etc. Com isto, você pode destacar os principais produtos para alavancar as vendas, destacar os menos procurados oferecendo desconto para vender o estoque e muito mais, conforme a necessidade da loja.

Atendimento ao cliente

Uma loja virtual não possui vendedores para atender e colaborar com os clientes, por isto é importante manter uma forma de contato sempre disponível e também disponibilizar o maior número de informações necessárias possíveis para os clientes sanarem dúvidas e esclarecer outras informações, como regras de promoções, informações sobre um determinado produto, frete, forma de compra e pagamento, trocas e devoluções etc.

Conte com a 2nd como Parceiro

A 2nd está no mercado há 15 anos e mantém sua base de conhecimento sempre atualizada para fazer com que seu projeto atenda as expectativas de usabilidade de seu público. Estruturou uma equipe especializada em marketing e web design, preparada para estudar a sua marca e desenvolver o material necessário para lhe proporcionar uma comunicação efetiva.

Fale conosco!

Tags:,



Comentários