Marketing Para Serviços

29 de março de 2016

O principal papel do marketing é planejar ações para tornar público, através de publicidade e propaganda, os produtos e serviços de uma empresa, a fim de conquistar novos clientes e criar novas possibilidades de negócios.

Mas é comum encontrarmos diferença na comunicação na hora de divulgar um produto e serviço, o que nem sempre traz resultados positivos para quem oferece serviços, pois limita sua comunicação e prejudica a divulgação dos mesmos. Por isto, muitas vezes, vale a pena analisar estratégias de produtos para aplicá-las em serviços e vice-versa.

Divulgue seus serviços como produtos

A proposta é de eliminar “barreiras” na comunicação da sua empresa no momento de divulgar serviços, que muitas vezes são somente listados em banner, sem aprofundamento do que aquele serviço pode oferecer aos consumidores. Por exemplo, um salão de beleza divulgar seus serviços apenas com “Corte de Cabelo, “Manicure”, “Tintura” etc. Sendo que esses serviços trazem diversos outros benefícios, como auto-estima, beleza, benefícios para saúde capilar. pele e unhas.

Marketing de Sentidos

A principal diferença entre produtos e serviços é que um é tangível e outro intangível. O que leva a maioria das empresas de serviços a ignorarem o marketing de sentidos sem perceber que o intangível também pode causar sentidos e sentimentos nas pessoas.

Como foi explicado no exemplo acima, do salão de beleza, onde o “produto” dos serviços oferecidos é a beleza, auto-estima e saúde. E é necessário que esses sentidos sejam divulgados com os serviços, pois são benefícios que fazem parte do “pacote” na prestação do serviço. O ideal é transmitir estes conceitos através de imagens e textos que sejam o reflexo dos mesmos.

Foco nos benefícios

Os benefícios são os aspectos que mais aproximam produtos e serviços, pois os dois têm como objetivos oferecer benefícios para o seus consumidores. E uma campanha de marketing bem posicionada sempre focará nos benefícios do produto ou serviço oferecido, que são os principais atrativos para atrair o público-alvo.

Como advogados, por exemplo, que apesar de terem uma série de regulamentações sobre a divulgação de seus serviços, não é difícil enxergar os benefícios que esse trabalho pode trazer para os seus clientes, como suporte jurídico, defesa de seus direitos, consultoria sobre seus problemas judiciais etc.

Crie uma identidade visual de serviços

As empresas tendem a dedicar-se mais a identidade visual de seus produtos, onde é necessário desenvolver as embalagens. Porém também é possível criar uma identidade visual para os serviços que a sua empresa oferece, possibilitando uma interação e identificação maior com o seu público-alvo.

Após a pesquisa, planejamento e criação da identidade visual para os serviços da sua empresa, é necessário aplicá-las em toda a comunicação da sua empresa, partindo do seu estabelecimento até a web, como em seu site, nas redes sociais e em toda publicidade que sua marca criar.

Relacionamento com o cliente

O relacionamento com o cliente também é muito importante para prestadores de serviços, pois diferente do produto, como um chocolate, por exemplo, que o cliente toca, leva para sua casa e consome o produto, o serviço tende a findar após o termino do mesmo, o que abre “espaço” para o cliente não lembrar mais da sua empresa em outras ocasiões. Por isto, é importante estender o relacionamento com o cliente após o término do serviço, seja disponibilizando conteúdo em seu blog, enviando newsletters, redes sociais e ofertas exclusivas para quem já é cliente a determinado período.

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