Inbound Outbound

Prospecção de clientes OutBound e InBound

5 de julho de 2016

A prospecção de clientes é imprescindível para o crescimento de uma empresa. Para obter sucesso, deve-se associar o marketing à uma boa estratégia de vendas. As duas áreas trabalham em conjunto e promovem desenvolvimento promissor na prospecção de clientes quando realizadas em harmonia.

Contudo, antes de iniciar uma estratégia para atrair novos clientes, você deve conhecer seu mercado como a palma de sua mão. O que seus concorrentes estão fazendo, onde estão investindo, quais são as tendências para o mercado etc.

Tão importante quando conhecer o mercado, é saber tudo – e mais um pouco – sobre seu público alvo (deus possíveis clientes). No que seu consumidor está interessado, como ele consome, o que ele assiste etc.

Existem diversas estratégias para a prospecção de novos clientes, mas trataremos em específico as estratégias de InBound e OutBound.

InBound para prospecção de clientes

Essa estratégia também é conhecida como “o novo marketing”, pois é recente e segue uma linha de comunicação mútua entre empresa e Lead.

Esse modelo implica na premissa de atração do cliente, ou seja, os potenciais clientes vão até a empresa, e não o contrário.

O enfoque é no conteúdo. Há a atração de visitantes para o site, geralmente através de conteúdo e mídia, e então são executadas estratégias de conversão para transformar estes visitantes em clientes.

Algumas formas de InBound são:

  • geração de conteúdo de qualidade, seja para blogs, portais, websites, editoriais, infografista, e-books etc;
  • promoção de landind pages;
  • e-mail marketing bem direcionado, focando sempre no conteúdo

Outbound para prospecção de clientes

Outbound é justamente o contrário do InBound, ou seja, a empresa vai até o cliente de maneira ativa.

Essa estratégia é um modelo mais tradicional. É importante salientar que, apesar de antiga, a prática ainda é bastante promissora para algumas empresas, basta saber avaliar e aplica-lá à realidade do seu negócio.

A comunicação é direta e com foco em vendas. Uma comunicação bastante antiga em termos de meios e mídias utilizadas, como os impressos, por exemplo.

Praticas comuns de Outbound:

  • Flyers, outdoors, malas diretas, folders, panfletos etc
  • telemarketing
  • Patrocínio de eventos
  • Prospecção ativa presencial em empresas
  • Propagandas de TV, rádio, revistas, jornais etc

Ambos formatos de prospecção de clientes são válidos e podem trazer resultados surpreendentes, basta reconhecer as necessidades de sua empresa e adotar o modelo mais adequado.

Conte com a 2nd como Parceiro

A 2nd está no mercado há 16 anos e mantém sua base de conhecimento sempre atualizada para fazer com que seu projeto atenda as expectativas de usabilidade de seu público. Estruturou uma equipe especializada em marketing e web design, preparada para estudar a sua marca e desenvolver o material necessário para lhe proporcionar uma comunicação efetiva.

Fale conosco!

Tags:,



Comentários