computacao-na-nuvem

Internet, Tecnologia

Como a Computação em Nuvem ajuda sua Empresa

1 de março de 2016

A computação em nuvem (tradução de “cloud computing“)  é um conceito de armazenamento de arquivos e aplicações na nuvem, onde você pode acessá-los pela internet, sem a necessidade desse arquivo ou aplicação estar armazenado ou instalado no seu computador. Empresas como IBM, Microsoft, Google e Apple foram pioneiras nessa tecnologia, mas também vale lembrar de sites como 4shared e Megaupload.

No início a tecnologia baseava-se somente em armazenamento, e com limitação de tamanho dos arquivos. Mas é claro, a tecnologia evoluiu e já é possível executar aplicações direto da nuvem no seu computador e utilizar serviços de streaming no computador, smartphones, vídeo-games etc.

A possibilidade de executar aplicações na nuvem, chamado de processamento em nuvem, permite que os softwares que uma empresa utiliza em sua gestão e produção sejam executados na web e apenas transmitida nos computadores da empresa. O que abre diversas oportunidades para uma empresa.

Dependência de TI – comprar ou alugar um servidor, reservar um espaço físico para o servidor, contratar uma equipe de TI, computadores “potentes” para executar os softwares e manutenção custa uma pequena fortuna para as empresas. Com a computação na nuvem, onde você consegue armazenar e processar os softwares da sua empresa pela internet, sua empresa não precisa mais de um servidor local, espaço físico, computadores potentes e a equipe de TI pode resumir-se em apenas 1 profissional, ou serviço terceirizado.

Empresa remota – a computação em nuvem permite que as empresas trabalhem remotamente, ou seja, os funcionários de uma empresa trabalhando home office, independente se a empresa tem sede no Sul e o funcionário reside no Norte. É o caso do Google, por exemplo, que conta com diversos escritórios e funcionários remotos pelo mundo.

Segurança de dados – a criptografia dos sistemas de armazenamento em nuvem permite uma segurança muito maior para os seus arquivos e aplicações muito maior que um servidor local ou o disco rígido de um computador. E a questão não é somente em invasão hacker ou violação de privacidade, mas também garante que você não perca seus arquivos em um eventual dano em sua maquina, podendo acessá-los de qualquer computador com acesso a internet.

 

Atualmente temos o Dropbox e Google Drive como principais serviços de armazenamento mais disseminados, serviços de streaming como Netflix e Spotify também são populares pelo mundo, mas se sua empresa necessita de um serviço de armazenamento e processamento na nuvem mais específico é possível achar uma opção no mercado.

Conte com a 2nd como parceiro

A 2nd está sempre preparada para as atualizações e novidades do desenvolvimento web e tecnologia da informação, por isto, conte conosco para solucionar possíveis problemas e atualizar seus projetos online.

Fale conosco!

Tags:,