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Como Mensurar os Resultados de Campanhas de Marketing Digital

3 de maio de 2016

A evolução do marketing digital permitiu que a experiência para os anunciantes fosse a melhor possível, com uma segmentação afinada e relatórios detalhados sobre o desempenho de campanha. Algo que mídias offline, como revista, outdoor, rádio e tv não oferecem. Essa evolução permite identificar exatamente qual o público que foi atingido, o valor investido para cada resultado obtido e diversos outros dados, permitindo realizar modificações e otimizações de forma muito mais ágil.

É comum também que a grande oferta de informações e dados sobre uma campanha possa até causar problemas para gerar um relatório analítico e conciso,  pois é necessário analisar quais informações são importantes nos resultados de uma campanha.

Defina metas e objetivos

Para criar uma campanha é necessário um planejamento detalhado, definindo qual o principal objetivo e criar metas a serem atingidas. Por exemplo, aumento do tráfego do site, aumentar as vendas, divulgar a marca, entre diversos outros objetivos.

Definindo os objetivos, é importante definir em quais indicadores de mensuração você deve focar o trabalho de análise. Se você quer aumentar o tráfego no seu site, por exemplo, deve priorizar informações como os termos e palavras-chave pesquisados que mais levam ao seu site, quais as páginas mais acessadas, se os acessos são via desktop ou mobile, quanto tempo cada usuário leva dentro do site etc.

Os dados devem ser analisados separadamente no inicio, mas é interessante cruzar alguns dados para chegar em novos resultados.

Analise o funil de conversão

Dentro de um site, principalmente para lojas virtuais, existem diversos níveis pelos quais o usuário passa – home, busca, páginas, categorias, entre outros – até o objetivo final, que pode ser acessar determinada página ou a compra de um produto. Esses níveis vão se aprofundando à medida que o usuário navega pelo site, e saber quais são eles e qual a porcentagem de usuários que abandonam o site antes do objetivo final é fundamental para melhorar a conversão.

Conheça quem o rejeitou

Uma ótima vantagem no marketing digital é conseguir identificar e analisar o público que rejeitou sua comunicação, ou que abandonou seu site ou loja virtual antes do objetivo final. Identificar e analisar esse público dá uma enorme vantagem para empresa analisar sua campanha, verificar o que há de errado, o que pode ser alterado, potencializado ou excluído para melhorar a campanha. E tudo isso de forma rápida e espontânea, algo que uma campanha offline não permitiria.

ROI

O famoso ROI – Return On Investiments (Retorno sobre Investimento) – é o indicador sobre o retorno financeiro resultante de um investimento, determinando a lucratividade de determinadas ações ou campanhas. Para toda campanha que a sua empresa realizar, online ou offline, é necessário analisar o ROI para saber se os resultados financeiros são positivos ou não.

Para calcular o ROI, divida o montante de recursos que entraram pelo que foi investido, tanto na campanha em si quanto na infraestrutura e mão de obra envolvidas. Além de calcular o ROI da campanha como um todo, é bem interessante e revelador fazer esse cálculo de forma individualizada, da maneira que melhor lhe convier – por ação, setor, tipo de mídia, dentre outros.

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