escrever-para-blog

Como Produzir Conteúdo Bom Para o Blog

16 de junho de 2016

Marketing de Conteúdo tornou-se atualmente uma ótima estratégia para campanhas de empresas pequenas, médias e grandes, e constantemente incentivamos aqui no blog que as empresas produzam conteúdo para atrair novos clientes, pois é o formato de publicidade mais aceito pelo público atualmente.

Existem diversas estratégias para o marketing de conteúdo, como e-mail marketing, newsletters, redes sociais, vídeos, blogs, entre outros. Entrando especificamente em blog, sabemos que produzir um bom conteúdo e periodicamente não é uma tarefa simples, afinal terá períodos que será mais difícil em pensar o que abordar, como abordar, e ser sempre original, levando novidades e informações úteis para os leitores.

Pensando nisto, vamos repassar algumas dicas importantes para manter seu blog sempre em alta e com bom conteúdo.

Passo-a-Passo para Criar Conteúdo

É necessário, mesmo para quem já tem experiência em produção de conteúdo para blogs, criar uma metodologia de trabalho para manter a produtividade e qualidade sempre satisfatória.

Planejamento de Conteúdo

Como sempre falamos, tudo é necessário um planejamento, e com o blog não pode ser diferente.Portanto, antes de começar a escrever planeje todo o percurso necessário:

  • Qual ou quais temas o blog abordará;
  • Quem é o público do blog;
  • Qual a periodicidade;
  • Forma de comunicação;
  • Quais os objetivos da estratégia;
  • Quais canais irá divulgar.

Além destes exemplos, outros pontos podem ser adicionados dependendo do planejamento, do mercado de atuação ou até a personalidade da empresa.

Pesquisa de Conteúdo

É extremamente comum não vir à cabeça todos os temas que o seu blog possa ter, assim também como podemos ter dúvidas de como abordar determinado tema. Por isto, realizar uma pesquisa de conteúdo que sejam compatíveis com o seu blog é importante, pois é possível criar uma base, ter insights, manter-se atualizado e muito mais.

Para produzir conteúdo, é necessário consumir conteúdo. Não necessariamente precisa consumir apenas blogs, pois livros, vídeos, infográficos, podcasts e até imagens podem te dar ideias para a produção de conteúdo do seu blog. E, obviamente, o conteúdo deve ser original, sem cópias, o conteúdo que você consome é apenas para te dar insight e ajudá-lo como base, caso queira inserir parte de algum conteúdo no seu blog, indique a referência.

Produção de Conteúdo

Depois do processo de planejamento e pesquisa, é importante organizar as ideias para que a quantidade de informações coletadas não atrapalhe no lugar de colaborar. Crie um mapa mental, faça uma estrutura de texto com título, subtítulos, tópicos etc.

Na hora de produzir, pense em seu público-alvo, crie um título que chame a atenção para o foco do texto, subtítulos que guiem os leitores para cada parte do tema e palavras-chave destacadas que os façam identificar os principais temas abordados no texto corrido.

A introdução do texto também é essencial para que os leitores continuem até o final, pois muitas vezes o blogueiro capricha no título, mas começa o texto bem morno e perde o leitor logo de início.

Divulgação do Conteúdo

Não é porque você produziu o conteúdo para o blog que ele precisa necessariamente ficar somente no blog, e também é interessante pensar em formas de levar os leitores até o seu canal.

Dentre diversas formas de divulgar seu conteúdo, as principais são:

  • Técnicas SEO;
  • Newsletters;
  • Inscrição para alertas de novos conteúdos;
  • Divulgação através de e-mail marketing;
  • Divulgação nas redes sociais.

Dicas Para Produzir Conteúdo

Muitas vezes, mesmo seguindo sua metodologia e planejamento para produzir o conteúdo, ainda pode acontecer de “travar” logo na primeira frase do seu texto. Então respire fundo e vá com calma. Vamos ver algumas dicas para escrever melhor:

  • Uma palavra de cada vez – não pense no texto todo logo de início;
  • Escreve de forma simples – não tente escrever bonito, escreva certo;
  • Leia;
  • Crie uma história;
  • Enxugue seu texto – não encha seu texto de conteúdo ou palavras aleatórias;
  • Seja claro;
  • Dê informações úteis;
  • Revise seu texto.

Conte com a 2nd como Parceiro

A 2nd está no mercado há 16 anos e mantém sua base de conhecimento sempre atualizada para fazer com que seu projeto atenda as expectativas de usabilidade de seu público. Estruturou uma equipe especializada em marketing e web design, preparada para estudar a sua marca e desenvolver o material necessário para lhe proporcionar uma comunicação efetiva.

Fale conosco!

Tags:,



Comentários