branding

Como trabalhar o branding da sua marca

14 de julho de 2015

Branding é um processo de marketing para criar e desenvolver uma comunicação unificada de uma empresa, onde cada elemento represente a marca como um todo. E, como já deve ter percebido, não é uma tarefa simples construir o branding de uma empresa. Marcas como Coca-Cola, Nike e Red Bull trabalham muito bem o seu branding – tanto que você consegue imaginar o logo só de ler o nome.

Existem diversas outras marcas que trabalham muito bem o branding fora destes exemplos, e a sua também pode desenvolver esse trabalho. E para ajudá-los a nortear esse trabalho, pontuamos algumas ações que devem ser tomadas pela empresa. Vamos lá:

Identidade da Marca

Para começar o branding, é importante definir a identidade da marca. Qual o objetivo da marca, qual a visão, a missão e os valores. O que a sua empresa representa para o mercado, para o público, o que ela vende, como o público a enxerga, como a empresa se posiciona, quais as características, os diferenciais, os pontos fracos, pontos fortes, etc.

A empresa precisa definir toda a sua identidade, precisa saber o por quê está no mercado, aonde pretende chegar, como é a relação com o público e tudo que envolva a identidade da marca.

Comunicação da Marca

Após conhecer sua empresa completamente e conhecer seu público, desenvolva uma comunicação com a identidade da sua marca. A comunicação com os clientes, com os parceiros, fornecedores, propaganda, site, redes sociais, etc. Defina as diretrizes de comunicação da sua empresa. Por exemplo, o McDonald’s tem uma identidade jovem, que fala com um público jovem, e sua comunicação é totalmente desenvolvida com essa identidade.

Identidade Visual

A identidade visual tem um peso muito grande no branding de uma empresa. Muitas empresas ganharam notoriedade graças ao seu trabalho bem desenvolvido de identidade visual.

Crie um manual de identidade visual para a sua marca e aplique em toda a comunicação da sua empresa, toda mesmo. Desde o envelope de correio, ao site, redes sociais, propagandas, até a decoração da empresa, se possível. Um exemplo de uma marca que trabalha muito bem a sua identidade na comunicação é o Itaú, repare em seus comerciais que o ambiente sempre apresenta as cores laranja e azul, é possível reconhecer um comercial da marca antes mesmo de a citarem ou apresentarem o logo.

Tudo isso é possível graças ao trabalho com a identidade visual da marca junto ao seu público.

Presença Online

Atualmente nenhuma empresa pode ignorar a expansão da internet. É necessário ter presença online e interagir com seu público. Nem as marcas gigantes, citadas acimas, subestimam a capacidade do mundo virtual. Empresas de todos os tamanhos trabalham as ferramentas da web, e muitas empresas pequenas ganharam espaço e notoriedade somente por causa desse trabalho.

Ao construir o branding da sua marca, faça o planejamento online e mobile, desde o site da sua empresa, canal de comunicação, anúncios online, redes sociais, entre outros.

Conte com a 2nd como Parceiro

A 2nd está no mercado há 14 anos e mantém sua base de conhecimento sempre atualizada para fazer com que seu projeto atenda as expectativas de usabilidade de seu público. Estruturou uma equipe especializada em comunicação e web design, preparada para estudar a sua marca e desenvolver o material necessário para lhe proporcionar uma comunicação efetiva.

Fale conosco!

Leia também:

 O Que é Identidade Visual

5 desvantagens quando sua empresa não está nas redes sociais

Tags:,



Comentários