usabilidade

Design e Usabilidade na Web

2 de outubro de 2014

bigpic03

O design vai muito além do ‘bonito’ ou ‘feio’ e já falamos aqui sobre a importância do design. O design tem significados atrás de suas formas e cores, e usá-las sem um estudo apropriado pode trazer consequências ruins. Quando começaram a tratar design como ciência, perceberam que a importância dele atinge também a usabilidade de objetos e as empresas começaram a adaptar o design de seus produtos pensando na facilidade de seu público o utilizar. Por exemplo, comidas enlatadas adicionaram as latas um anel na tampa superior para facilitar a abertura. Outro exemplo, os cabos de um computador ou até mesmo de TV’s tem cores e formas diferentes para facilitar a instalação. Último exemplo, os controles de vídeo-games são desenhados para encaixar e dar alcance à todos os botões da melhor maneira possível na mão do usuário.

Usabilidade na Web

resposive-website-design-in-kansas-city

Na era digital a atenção para usabilidade está maior e projetos que não trabalham corretamente esse quesito, não vingam. A experiência do usuário deve ser o objetivo de todo projeto para web, o projeto tem que identificar as possíveis dificuldades que o usuário possa ter e eliminá-las, pois quando trabalhamos a satisfação e facilidade do usuário transformamos isso em conversão de resultados, seja venda para uma loja virtual, cadastros para um portal ou mesmo acordos comerciais.

O tempo que seu público passa navegando em seu site ajuda no feedback, por exemplo, vamos supor que você tenha uma loja virtual e recebeu visitas de um público que tenha interesse em seus produtos:

Usuário A – Entrou no site e converteu o tempo que passou navegando em uma compra ou cadastro para receber ofertas. – Tivemos um bom resultado e a probabilidade do site ser objetivo, ter uma navegação confortável e atender o planejado é alta.

Usuário B – Ficou pouco tempo em seu site, passou por algumas páginas, mas não converteu em nada. – Provavelmente a navegação está desestimulando os usuários, contendo falhas operacionais ou dificultando o usuário achar certo produto.

Usuário C – Ficou muito tempo em seu site, mas não converteu em venda ou cadastro para receber ofertas. – Existem outros fatores que façam o usuário ter esse comportamento. Mas na questão da usabilidade podemos melhorar isso planejando melhor o caminho do usuário para achar o produto que deseja e facilitar na hora de fechar a compra. Já que o problema pode ser que o usuário passou muito tempo para achar o que queria e talvez acabou não achando, também pode ter desistido por problemas técnicos no site ou dificuldade para fechar a compra.

Óbvio que cada individuo de seu público age de uma forma e existem outros fatores que influenciam na conversão de resultados de seu site. Mas um relatório de Google Analytics bem estruturado somado de uma análise bem interpretada pode identificar prós e contras na usabilidade de seu projeto para web.

Conte com a 2nd como Parceiro

A 2nd está no mercado há 13 anos e mantém sua base de conhecimento sempre atualizada para fazer com que seu projeto atenda as expectativas de usabilidade de seu público. Estruturou uma equipe especializada em comunicação e design, preparada para estudar a sua marca e desenvolver o material necessário para lhe proporcionar uma comunicação efetiva. 

Fale conosco!

Tags:, ,



Comentários