responsivo

Design Mobile

16 de outubro de 2014

Já falamos sobre a importância do design para as marcas, sobre design responsivo e a usabilidade na web. Ainda na questão de design e usabilidade, vamos agora entender melhor sobre o design mobile. Repetindo aqui a frase do Steve Jobs, que conceitua esses temas: “Design não é apenas o que parece e o que se sente. Design é como funciona.”.

O que é Design Mobile

A internet não pertence mais somente ao desktop e transbordou para smartphones, tablets, smart-tv’s, vídeo-games, smart glasses e smart watches, e essa lista de dispositivos continuará crescendo. No início da expansão dos smartphones, os sites não eram adaptáveis ao ambiente mobile e a navegação era prejudicada, com layout desproporcional, excesso de informações, navegação lenta e diversos problemas.

Design mobile é uma vertente do design para web, desenvolvido especificamente e exclusivamente para versões mobile. Um site que antes tinha somente a versão para desktop, cria uma versão adaptada para o mobile com programação, layout, diagramação e até conteúdo exclusivo. Geralmente o navegador reconhece o dispositivo que o usuário está utilizando e direciona para a versão comum ou mobile, pois da mesma maneira que a versão comum não é adequada para navegar no mobile, a versão mobile não é adequada para navegar do desktop. Alguns exemplos de versão mobile:

 

Design Mobile x Design Responsivo

Profissionais debatem sobre a melhor forma de criar o design para os novos dispositivos. Quem defende o design mobile, diz que por ser um dispositivo novo, tem que ter uma programação, layout e conteúdo especifico. A experiência e propósito do usuário em uma Smart TV é diferente do usuário no desktop ou em um Smartphone, por isso cada versão do site tem que ser adaptado para a usabilidade de cada dispositivo. Quem defende o design responsivo, diz que a versão desktop de um projeto web pode sim ser adaptada à outros dispositivos, com pequenas alterações no design e layout, sem interferir no conteúdo e na usabilidade. A vantagem dessa opção é o custo e manutenção, visto que será apenas 1 projeto ao invés de 2, 3, 4 ou mais para cada dispositivo que o projeto for estendido.

Conte com a 2nd como seu Parceiro

Se a sua empresa precisa de um projeto multiplataformas, conte com a 2nd como o seu parceiro. Desde a arquitetura da informação, layout, planejamento e desenvolvimentos temos uma equipe preparada para moldar o projeto alinhado à comunicação de sua empresa.

Fale conosco!

Tags:, ,



Comentários