erro-site

Erros ao criar um site

17 de setembro de 2015

Ao começar a planejar o desenvolvimento de um site, é normal que o idealizador fique empolgado e queira utilizar de recursos visuais e funcionais para melhorar seu site e deixá-lo como imaginou, afinal, o site tem que ter suas características e que transmitir alma do negócio.

Claro que você irá pedir um projeto para atender o que você idealiza, porém existem pontos que são bons evitar na criação de um site, seja por não ser viável, não ser de bom tom, transmitir uma ideia errada, etc. Por isto, fizemos uma lista para levantar os pontos que muitas vezes atrapalham a qualidade do site. Vamos lá:

Excesso fotos e cores

Habitualmente encontramos sites que não se limitam em inserir fotos e no número de cores utilizadas. Isto é ruim, pois atrapalha e confunde os visitantes, chega até a incomodar. O ideal é que selecione um número limite de fotos com as mais importantes e as cores devem seguir o manual de identidade visual. Um site com layout de 4 cores ou mais é abusivo e cansa o usuário.

Fontes

O tamanho da fonte tem impacto na qualidade visual do seu site, então além de escolher por fontes dentro da sua identidade visual, é importante atentar-se ao tamanho dela. Um tamanho inferior a 16 pontos ou superior a 18 gera desconforto para os usuários. Até mesmo estes dois tamanhos de fonte indicados já não são o ideal para textos grandes.

Fontes pequenas dificultam a leitura do conteúdo do site e favorece dos visitantes desistirem de continuar no site. Fontes grandes incomodam a leitura e transmite que seu site não tem qualidade.

Música

Músicas de fundo não agradam a maioria dos usuários e na maioria das vezes provoca até recusa. O play automático ao entrar em um site é invasivo, pois ao entrarem em seu site, as pessoas podem já estar ouvindo alguma música, também existem casos de acessarem seu site no trabalho, ou em um lugar público e começar uma música aleatoriamente – é constrangedor. E tem o fator de simplesmente não gostarem da música que está tocando – e a marca prejudicada por isto será a sua.

Flash

Poucos anos atrás era comum encontrar muitos sites em flash (ainda existem alguns). Fica a dica: criar um site em flash é uma péssima ideia e os motivos não são poucos. Por exemplo, muitos dispositivos móveis não suportam flash, ou seja, seu site não abrirá em muitos smartphones e tablets. Flash é um arquivo pesado, o que faz seu site demorar para carregar as informações e cansar o usuário. Outros problemas como custo alto e problemas de otimização também “aposentaram” o flash.

Evite utilizar arquivos em flash, pois, caso seus clientes abram seu site através de tablet ou smartphone, as informações não irão carregar e deixará o site pesado.

Estrutura

É importante manter uma estrutura padrão para todas as páginas do seu site. Não que cada página não possa ter sua particularidade, mas a estrutura geral é importante para manter o nível organizacional do conteúdo e layout e não atrapalhar a usabilidade de seu site.

Banners de Publicidade

Existem empresas que lotam seu site com banners de seus produtos e promoções e também há blogs que colocam banners publicitários em todo canto para lucrar mais. Não há problemas utilizar banners publicitários, mas é importante ter noção para que esses banners não cubram o conteúdo do seu site, tornando a navegação inviável.

Conte com a 2nd

A 2nd está no ramo há 13 anos e mantém sua base de conhecimento sempre atualizada para fazer com que essa presença seja marcante, trazendo o melhor em navegabilidade, velocidade, design e conceito. Afinal, não basta só estar presente: tem de fazer isso da melhor maneira possível.

Fale conosco!

Tags:



Comentários