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Marketing Viral

9 de junho de 2016

Marketing viral é uma estratégia de marketing que busca explorar a internet e redes sociais a fim de alcançar um aumento rápido e significativo no reconhecimento de marca. O conceito do marketing viral surge da ideia de “vírus” mesmo, de um conteúdo viralizar, passar de pessoa para pessoa, onde cada individuo “infectado”, transmita para o próximo a mensagem. Podemos dizer que é a atualização do marketing boca-a-boca, muito utilizado antes da popularização da internet, e ainda vivo em cidades pequenas.

Divulgar a marca, disseminar conteúdo e aumentar o engajamento do público-alvo são os principais objetivos do marketing viral.

O Que Cria o Marketing Viral

O principal fator do marketing viral é novidade, o conteúdo da sua estratégia precisa estar “fresquinho”, pois informações antigas não provocam viralização. E o conteúdo precisa transmitir algum sentimento, alegria, entusiasmo, emoção, ou pelo menos ter utilidade para o público-alvo, o conteúdo tem que entregar algo ao consumidor além de uma simples informação. O sentimento também desperta a ação nas pessoas, que gera compartilhamento de conteúdo.

As histórias são capazes de influenciar, formar opiniões e criar conexões emocionais, isto quando são bem escritas e desenvolvidas. Algumas histórias são capazes de criar a ação e reação no público-alvo, ativando sentidos através da visão, da audição ou até o olfato, criando uma experiência entre Cliente-Marca, o que aumenta a divulgação boca-a-boca em cerca de 15%.

O valor social de um conteúdo também é essencial para uma estratégia de marketing viral, pois quanto maior for o valor social de uma propaganda, como informação útil, emocional ou sensorial, maiores são as chances das pessoas disseminarem o conteúdo afim de relacionarem-se com outras pessoas.

Tipos de Conteúdo que Viralizam na Web

  • Vídeos
  • Imagens
  • Listas
  • Novidades
  • Curiosidades
  • Conteúdo gratuito

Cases de Marketing Viral

Vamos relembrar alguns grandes cases que tornaram-se virais e foram compartilhados e tornaram-se assuntos em conversas entre amigos e familiares.

Ice BucketChallenge – O Desafio do Balde de Gelo

Compartilhado por milhões de usuários, artistas e famosos – como Bill Gates (vídeo abaixo) do mundo inteiro participando, O Desafio do Balde de Gelo é um ótimo exemplo de viral.

Peter Frates, jogador de baseball, foi o primeiro a publicar nas redes sociais e lançar o desafio criado pela ALS Association, com o intuito de promover a conscientização sobre a esclerose lateral amiotrófica e incentivar doações para a pesquisa de uma cura para ela.

Eduardo e Mônica

A música, sucesso do Legião Urbana, completava 25 anos de seu lançamento e também estava em cartaz nos cinemas nacionais na época que a Vivo criou uma ação homenageando o hit conhecido e cantado por todos.

O que fez o vídeo tornar-se viral, além do lado emocional, é a forma como foi produzida a ação, que não parece um comercial. Uma busca comum do mercado publicitário nas campanhas veiculadas no YouTube é conseguir ultrapassar os 5 segundos que o usuário tem para pular o anúncio, e a Vivo com sua homenagem passou despercebida em meio da nostalgia dos usuários com seu comercial de 4 minutos.

Pôneis Malditos

Com comerciais “engessados” no mercado automobilístico, a Nissan trouxe uma novidade em seu roteiro usando o humor comparando os “cavalos” de outros carros com os “pôneis malditos”.

A musica não saia mais da cabeça de todo mundo que assistia o comercial, compartilhado milhões de vezes no Brasil e no mundo, e até chegando aos trending topics do Twitter mundial, a campanha tornou-se um marketing viral em um piscar de olhos.

A campanha também sofreu um processo no Conar por algumas pessoas acusarem do comercial denegrir a imagem de uma figura infantil e teve que sair de veiculação, mas até este momento já estava na “impregnada” em todos.

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A 2nd está no mercado há 16 anos e mantém sua base de conhecimento sempre atualizada para fazer com que seu projeto atenda as expectativas de usabilidade de seu público. Estruturou uma equipe especializada em marketing e web design, preparada para estudar a sua marca e desenvolver o material necessário para lhe proporcionar uma comunicação efetiva.

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