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Mitos de Marketing

27 de agosto de 2015

Ainda existem muitos mitos sobre marketing e publicidade e isto acaba prejudicando a percepção de muitas empresas perante ao mercado e seu público. Para desmistificar algumas inverdades, a Google utilizou seu banco de dados para analisar o funcionamento do Marketing Empresarial, B2B, dos dois lados. Vamos lá:

Jovens não participam das decisões empresariais – jovens da faixa etária chamada de millennial, nos Estados Unidos, são responsáveis pela maior parte das pesquisas relacionadas aos negócios. Os millenials são jovens que nasceram a partir de 1980 e são considerados internautas nativos. Esse grupo representa 46% da pesquisa, praticamente o dobro da representatividade da próxima faixa etária (35 a 44 anos) que é responsável por 22% das pesquisas.

O marketing deve ser direcionado aos executivos – como os grandes membros de uma empresa são responsáveis pelas decisões financeiras, acredita-se como certo que o direcionamento das campanhas de marketing B2B sejam para eles. Apesar de 64% das decisões de compra na empresa partirem do CEO, presidente ou diretoria, a influência de outros funcionários na decisão são muito significativas por serem os usuários dos maquinários, sistemas, etc.

A estratégia deve ser focada nas buscas pela marca – o público do seu produto começa com pesquisas genéricas. Em 71% dos casos, o responsável pela busca usará um termo genérico antes de buscar por marcas. Segundo a Google, os usuários realizam 12 buscas antes de tomar uma decisão.

Empresas não usam internet móvel – segundo a pesquisa, 42% dos compradores de empresas utilizam smartphones ou tablets em alguma etapa da busca. De 2012 para 2014 o número de pesquisas empresariais via mobile subiu 91%. A principal utilidade dos celulares é a comparação de preços e 22% das compras empresariais são através de dispositivos mobile.

Vídeos só servem para ganhar notoriedade – 70% dos compradores utilizam vídeos durante o processo de pesquisa e compra. 895 mil horas de vídeos produzidos por empresas foram assistidos no YouTube em 2014. Quase 50% dos compradores assistem pelo menos meia hora de vídeo de uma só vez, enquanto 20% veem até mais de uma hora.

É perceptível que os comportamentos empresariais estão mudando conforme as novas tecnologias e internet. As tomadas de decisões estão mudando de mãos e também estão passando por um processo diferente, graças à internet. É necessário que as empresas enxerguem a nova realidade e adaptem suas marcas para evoluir conforme o mercado.

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