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O “porque” na comunicação da sua empresa

5 de novembro de 2015

Em muitas estratégias de marketing é comum as marcas pedirem algo para os consumidores, como “Compre“, “Assine“, “Cadastre-se“, entre outros. E no marketing digital é ainda mais comum fazer pedidos para seu público, pois como a maioria das estratégias buscam interação e relacionamento com o cliente, é necessário pedir e-mail, interação nas redes sociais, etc.

Porém está cada vez mais difícil do consumidor aceitar os pedidos das empresas logo de primeira sem nenhum questionamento, afinal, as pessoas querem saber o motivo de passar um contato ou assinar algo de uma marca. É por isto que a importância do “porque”deve ser valorizada na sua empresa.

Para elucidar melhor, vamos supor a situação de um pai e filho, onde o filho pede dinheiro ao pai:

O motivo de uma pessoa ao ser abordada aceitar a segunda situação ao invés da primeira é simplesmente pelo fato de ela enxergar um motivo e finalidade do pedido, o que aumenta sua confiança ao colaborar.

O “porque” aplicado na comunicação da sua empresa

Óbvio que uma empresa tem a situação totalmente diferente que o exemplo, mas a finalidade é sempre aplicar o “porque” sempre que houver comunicação com o público da empresa. Como ao solicitar um e-mail para envio da newsletter, explique porque a newsletter pode ser relevante para o cliente. Também aplique o “porque” em uma promoção, mostre ao seu público os motivos de participarem da ação e aplique também em todas as outras situações necessários.

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