Big-data

Inovação

O que é Big Data?

17 de fevereiro de 2015

Tudo na internet são dados. Textos, fotos, players, cores, tudo. Por exemplo, seu perfil do facebook são diversos dados, cada publicação dos usuários contém diversos dados. Imagine 1 bilhão de perfis cadastrados e publicando na rede social, são muitos dados que precisam ser armazenados e administrados.

Isto só uma rede social, imagine todas as redes sociais, sites, blogs, portais e tudo, exatamente tudo que há internet. É um número infinitamente grande de dados digitais para armazenar. E para gerenciar este tráfego de dados, é preciso pensar em soluções, análises e serviços.

Big Data é uma tecnologia que agrupa e administra uma quantidade incomensurável de dados digitais e busca correlação entre eles com o objetivo de produzir informações que possam ser usadas para diversas finalidades como industria e comércio. Segundo especialistas, o Big Data é capaz de analisar dados em tempo real com volume, variedade e velocidade singular.

A tecnologia já tem aplicações no Brasil, as lojas Renner utiliza a tecnologia para comparar suas vendas de todas as lojas do país em tempo real. Com o Big Data, a empresa cruza a localização dos caminhões dos fornecedores e o nível de estoque de suas lojas, além disso, os comentários nas redes sociais da empresa são analisados instantaneamente e todas as informações obtidas a partir do software da empresa são revertidos em ações para reverter em vendas.

O Big Data permite a análise de todo tipo de dado, textos, imagens, vídeos tudo em tempo real, porém ainda que já existam usos eficientes, há um grande desafio pela frente para explorar essa tecnologia em um ambiente que o volume de dados só aumenta a cada segundo e também conseguir criar modos de administrar os resultados obtidos para melhorar a experiência dos usuários e a produtividade de empresas.

Tags: