batman

O Que é Identidade Visual

18 de setembro de 2014

Criar uma identidade visual de uma marca é uma tarefa difícil e exigente. Quando bem feita, gera ótimos resultados e a marca é reconhecida sem precisar mostrar seu nome ou até mesmo seu logo. Nós vamos entrar em conceito de identidade visual e mostraremos alguns cases de grande sucesso.

Conceito de Identidade Visual

Identidade visual é um conjunto de elementos e formas que quando conectadas formam uma ideia, um conceito, que traduz a filosofia da empresa. As formas geométricas, cores e símbolos carregam significados e valores que são identificados pelo subconsciente das pessoas, por isso, na hora de construir uma identidade visual é necessário conhecer o seu público.

Quando a identidade visual é criada, existe um manual que deve ser respeitado, visto que qualquer alteração pode mudar o conceito que foi desenvolvido para a marca. Outro problema é a identificação do público, se sua empresa não tiver um padrão de comunicação, não será reconhecida. Como havia falado no início, existem marcas que são reconhecidas sem a necessidade de mostrar o seu nome ou logo, isso deve-se a um longo trabalho de comunicação com o público onde por uma cor, foma ou simbolo a empresa consiga ser reconhecida.

Manual de Identidade Visual

O manual de identidade visual irá definir como aplicar a sua identidade em seus produtos, comunicação e tudo que envolva a empresa.

No manual será definido: cores, tipografia, elementos gráficos, logo, padrão de utilização da marca, dimensões, variações de cores (fundo colorido, cinza, preto, branco e monocromáticas), variações de assinatura da marca (horizontal ou vertical), papelaria da empresa (papel timbrado, envelope, adesivos, embalagens, etiquetas, uniformes e rótulo), e claro, a comunicação da empresa (Relações Publicas, Publicidade e site).

Cases de Sucesso

Algumas empresas investiram muito em identidade visual e colheram bons frutos, veja algumas delas:

Conte com a 2nd para Criar a Identidade Visual de Sua Empresa

A 2nd está no mercado há 13 anos e mantém sua base de conhecimento sempre atualizada para fazer com que essa presença seja marcante. Estruturou uma equipe especializada em comunicação e design, preparada para estudar a sua marca e desenvolver o material necessário para lhe proporcionar uma comunicação efetiva. 

Fale conosco!

Tags:, ,



Comentários