marketing digital

O que é Marketing Digital

23 de setembro de 2014

A necessidade das empresas ingressarem ao meio digital é inevitável, as principais empresas globais estão online, a tendência é ter um número maior de adeptos e que cada empresa nova já sincronize com o digital. Mas nenhuma marca pode adentrar um ambiente sem planejamento, principalmente o digital, que traz novidades a todo o momento e a empresa que não acompanhar é “engolida”.

O Marketing se Adaptando ao Digital

Marketing digital, ou e-marketing, é o planejamento de uma empresa para os meios digitais, como internet e mobile. Surgiu, obviamente, na era digital, com o avanço tecnológico e acesso massivo das pessoas na internet. Não diferente do marketing comum, tem o objetivo de planejar, criar ações e buscar resultados, mas agora em um ambiente totalmente diferente do offline.

O ambiente digital mudou o comportamento, o modo de consumo e o modo de pensar das pessoas e o marketing teve que acompanhar essas mudanças, obvio que mudanças boas. A internet fez muito bem para empresas que acompanharam o seu crescimento. As empresas com mais acesso às informações, pôde progredir, acompanhar a concorrência e expandir sua marca na internet. Marcas que obtiveram bons resultados, deve-se ao planejamento de marketing que acompanhou avanço, mas não significa que sempre ficará no topo, pois trata-se de um meio que se transforma a cada minuto e um descuido pode derrubar qualquer nome.

Vertentes do Marketing Digital

O marketing digital criou diversas vertentes e ferramentas para alcançar o seu objetivo. Vamos falar sobre algumas, mas ciente de que as ferramentas de hoje podem não ser mais adequadas amanhã.

Banners

Banners

No início da web foi a principal ferramenta de marketing. Ainda tem presença em portais, sites, blogs e existem diversos modelos de banners.

Viral

viral

No marketing offline chamamos de “buzz”. Trata-se de uma estratégia para divulgar um produto ou marca de forma rápida e fácil disseminação, geralmente apoiando-se no humor, cria-se uma ação que chame a atenção das pessoas e as façam compartilhar com conhecidos por ser algo curioso.

SEO (Search Engine Optimization)

seo

É a otimização de páginas ou sites em ferramentas de buscas. Quando uma pessoa acessa o Google e procura por algum assunto de seu interesse, o Google usa ferramentas de buscas para localizar em sites o que foi pesquisado, por exemplo: se você buscar no Google “carros”, ele irá buscar páginas que tenham em seu conteúdo a palavra “carros”. Cada ferramenta tem um modo de categorizar as páginas achadas, e a técnica SEO serve para que você melhore o conteúdo de uma página ou o site completo de sua empresa, assim, quando essa ferramenta buscar por assuntos relacionados aos produtos e serviços que a sua empresa oferece, disputará o topo do site de buscas.

E-mail Marketing

email symbol on row of colourful envelopes

As empresas criam ou contratam um mailing de clientes e possíveis clientes, onde enviam ofertas, promoções e propagandas institucionais via e-mail.

E-CRM

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CRM é um método de categorizar os seus clientes e tratá-los de forma diferenciada. Com a internet ficou mais acessível manter contato com os clientes, através de e-mail, redes sociais e canais de comunicação no site da empresa.

E-Commerce 

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Empresas criaram lojas virtuais para vender seus produtos e serviços, e deu muito certo. O e-commerce está crescendo e já possui ótimos resultados. As pessoas estão se adequando as compras online, por facilidade, segurança, preço e outros benefícios que o ambiente proporcionou.

Web 2.0 

web-2.0

Com a “explosão” de redes sociais e blogs, as empresas que “só falam” e não escutam o seu público, perdem seu espaço. A era da interatividade exige que as empresas ouçam seu público e levante temas que os façam interagir com a empresa. A marca também deve acompanhar o que comentam sobre ela na internet.

Mobile

Mobile communications and social networking concept

O crescimento de vendas de smartphones fez com que as marcas criassem aplicativos para interagir com seu público, normalmente através de serviços e jogos.

Existem mais de 1.001 serviços e ferramentas de marketing digital, como AdWords, AdSense, Analytics e a cada dia teremos mais, pois nenhuma ferramenta tem garantia vitalicia de sucesso e o marketing digital tem que acompanhar a evolução.

Conte Com a 2nd em Seu Planejamento

Criar um planejamento de marketing digital não é uma tarefa simples. Exige conhecimento e um bom planejamento para render o investimento. Para isso, você pode contar com a 2nd, que está há 13 anos no mercado digital com estrutura, capacitação e uma equipe que acompanha as inovações e preparada para lhe ajudar. 

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