Streaming

Inovação, Internet, Tecnologia

O que é Streaming

13 de outubro de 2015

Streaming é uma tecnologia de transmissão instantânea de dados, como áudio, vídeo, textos e dados através da internet. Este serviço permite assistir a filmes, escutar músicas e ler livros sem a necessidade de fazer download do arquivo, tornando mais rápido o acesso aos conteúdos online.

O streaming necessita de uma troca de informações com o servidor, ou seja, é necessário estar conectado à internetApesar de alguns serviços possibilitarem a opção de utilizar o serviço offline, onde o usuário consegue reproduzir alguns arquivos em cache em seu dispositivo. Os dados não são armazenados na memória do aparelho, mas sim nos arquivos temporários, permitindo reproduzir o conteúdo mais rápido e sem ocupar muito espaço.

Em 2014 o serviço de streaming cresceu 50%, e as plataformas de músicas superaram o arrecadamento em vendas contra o formato físico, como CDs e DVDs, nos Estados Unidos. Além disto,o Comitê de Desenvolvimento da Música Digital apontou que o hábito de baixar conteúdo ilegal diminuiu 31% para quem consome serviços de streaming.

Para serviços de música, atualmente os principais são Spotify, Rdio e Deezer. O Raper Jay Z lançou o Tidal para concorrer com esses serviços, mas ainda não possui tantos usuários como os outros.

O Netflix oferece o serviço de fluxo de mídia de vídeos, hoje é o principal serviço para quem pretende ver filmes, séries, documentários, etc. Mas outras empresas correm atrás deste mercado, como a NET com seu serviço NOW, a Claro com seu Clarovideo, e as redes Telecine e HBO.

Para livros, a Amazon lançou o Kindle Unlimited, onde os usuários têm acesso a um catálogo em que pode conferir títulos em texto e áudio pelo leitor de eBooks, Kindle, ou através de aplicativo para iOS e Android. E a Sony também apostou no serviço e investiu no PlayStation Now, um serviço que permite que o usuário jogue por meio de streaming em televisões, tablets, PlayStation 3 e 4.

O serviço de streaming está crescendo a cada dia e oferecendo novidades para os usuários, que também estão aumentando. Seguindo esse sucesso, a tendência é que as pessoas consumam cada vez mais conteúdo digital e diminua o consumo de materiais físicos.

Leia também:

Conteúdo no lugar de propaganda

Tags: