vpn

Internet, Tecnologia

O que é VPN

19 de novembro de 2015

VPN é a sigla para Virtual Private Network (Rede Virtual Privada), como o próprio nome diz a VPN é uma rede privada de computadores que utiliza uma rede pública – a internet – como meio de transporte de dados, mas em um contexto seguro, como se você estivesse em uma rede local. A diferença é que esses computadores podem estar milhares de quilômetros distantes um do outro, mas o que torna a VPN interessante é a proteção que a conexão recebe, onde através de um “túnel” (tunelamento) criado entre seu computador e o serviço que oferece a VPN, todas as informações trafegadas são criptografadas para que nenhum dado seja interceptado e o seu IP é protegido pelo novo IP que você adquire ao usar o serviço de uma VPN.

Como funciona a VPN

Basicamente, seu computador, através de um programa instalado na sua máquina (cliente), requisita uma conexão ao servidor da VPN (empresa que oferece o serviço). Se seu usuário e senha estiverem corretos e você tiver autorização para conectar-se, o servidor cria um túnel entre seu computador e o servidor da VPN, que criptografa os dados trafegados na sua conexão de modo que eles não possam ser interceptados, nem decodificados, nem decifrados ou compreendidos por quem tentar interceptá-los.

Ao escolher um serviço de VPN, verifique se atendem as condições abaixo:

Existem alguns serviços de VPN gratuitos, que são bons para testar, ou para quem utiliza esporadicamente, mas se você ou sua empresa precisa deste serviço no dia-a-dia, o ideal é pesquisar por um serviço pago.

Conte com a 2nd como parceiro

A 2nd está no mercado há 14 anos e mantém sua base de conhecimento sempre atualizada para fazer com que seu projeto atenda as expectativas de usabilidade de seu público e proporcionar a melhor infraestrutura tecnológica em todas as fases de seus projetos.

Fale Conosco!

Tags: