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Plano de Comunicação

30 de junho de 2016

Um bom plano de comunicação consiste em traçar metas claras, definir objetivos, escolher estratégias, desenvolver ações de marketing, atingir o público-alvo, determinando a forma como a comunicação será feita para esse público, por meio das ferramentas e canais certos, obtendo resultados e retorno de investimento.
O plano de comunicação define o posicionamento da marca diante do mercado, mudando ou consolidando a forma como o consumidor enxerga a marca.

Para isso, é necessário alinhar a comunicação à estratégia do negócio, visando manter a sinergia de todos os processos. Também é necessário saber exatamente aonde se quer chegar com o plano de comunicação. Um plano de comunicação sem um objetivo claro e bem desenhado não é um bom plano de comunicação.

Analisar a e compreender o comportamento e posicionamento da concorrência também é uma forma de auxiliar na definição das diretrizes do seu plano de comunicação. Pesquise as estratégias de marketing e vendas da concorrência, liste suas melhores práticas e observe seu posicionamento de mercado. Além disso, conhecer seu público, suas necessidades e hábitos é imprescindível.

Outro ponto crucial é escolher o canal certo para se comunicar com seu público. Selecione as mídias que trazem maior retorno para a sua empresa e experimente novas, monitorando o desempenho constantemente para fazer os ajustes necessários.

Por fim, estabeleça um objetivo claro, como por exemplo, alavancar vendas, fidelizar clientes, lançar um produto etc. Atenha-se sempre à realidade da sua marca e à realidade do mercado. Traçar metas mirabolantes nem sempre é o caminho correto, mantenha o foco e os pés no chão. Com os objetivos definidos, é hora de traçar as estratégias que colocarão a sua comunicação corporativa em prática.

Passo 1: Defina seu orçamento

Quanto você está disposto a investir no seu plano de comunicação? Qual a quantia destinada a investimentos midiáticos? Com a verba que possui é possível alcançar os objetivos traçados anteriormente? Coloque todos os custos na ponta do lápis, desde custo de material até custo da equipe envolvida no projeto.

Passo 2: Estabeleça um conjunto de ações de marketing

Defina os recursos, responsáveis, meios de execução e os indicadores de resultados, que dirão se o seu plano de comunicação está se desenvolvendo como o planejado.

Passo 3: Definindo canais

Além dos canais externos de comunicação (como a mídia), também temos que nos voltar aos canais internos. Funcionários bem treinados, motivados e capacitados ajudam a fortalecer a imagem da marca perante seu cliente final.

Manter uma linha de comunicação sólida durante todo o plano de comunicação, independente dos canais escolhidos para serem trabalhados. Coerência e consistência na comunicação trazem credibilidade à sua empresa.

Mas como escolher o melhor canal? Isso depende de com quem e como você quer se comunicar. As opções são infindáveis e cada uma delas possui um objetivo diferente.
Alguns deles são: Site institucional, Media Lounges (e-magazines, ou revistas eletrônicas), Redes Sociais, Atendimento ao cliente, Comunicação interna etc.

Para definir os canais que serão trabalhados em sua estratégia, é necessário conhecer bem o seu público e onde ele se encontra.

  • O que eles buscam?
  • Como consomem informações?
  • O que ele espera de uma empresa e, principalmente, da sua?
  • Como é a experiência de marca vivenciada por eles?

Passo 4: Cronograma

A ordem cronológica das suas ações, épocas sazonais para a realização de eventos ou investimento em mídia etc também devem ser levados em conta. Marque tudo o que pretende fazer em um cronograma, facilita a organização e você consegue visualizar melhor o seu plano de comunicação como um todo.

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