open

Programação, Tecnologia

Proprietário vs Open Source e um pouco de WordPress

27 de outubro de 2015

 

Primeiro vamos entender o que é código proprietário e código open source. O modelo open source foi definido pela Open-source Initiative e apresenta um modelo cujo código é disponibilizado de forma livre, sem custos inerentes.

Uma comunidade de desenvolvedores “alimenta” esse código e realizando melhorias constantes.

Qualquer pessoa no mundo pode atualizar esse código e sugerir melhorias.

Já o modelo proprietário é basicamente um código ou software onde quem atualiza é uma empresa ou um grupo que detêm os direitos daquele código.

Antes de começarmos, um breve teste: Qual das imagens abaixo você acha que foi feita com software livre e qual foi feita com software proprietário?

As duas foram feitas com softwares livres!

Não seria muito “justo” comparar os dois modelos, pois cada um tem uma utilidade e seus pontos fortes e fracos, mas o mercado tende cada vez mais migrar para o open source.

Abaixo temos as 10 maiores empresas de Tecnologia do Mundo:

Todas essas empresas utilizam pelo menos parte de seus códigos open souce, isto porque o HTML, CSS e Javascript são linguagens livres e todos os sites da internet utilizam as duas para exibir seus conteúdos.

Quando vamos um pouco mais a fundo nessas empresas conseguimos ver movimentos mais fortes seguindo para o mundo livre.

A Apple é uma empresa muito fechada, porém para que sua plataforma cresça, ela lançou a linguagem de programação Swift 2 com seu código aberto, pois acredita que apenas assim conseguirá evoluir de forma mais rápida e também trará mais desenvolvedores para sua plataforma.

 

Um dos maiores serviços do Google, o YouTube, tem seu site criado em Python, linguem aberta que qualquer um pode utilizar sem custo algum.

A Microsoft que sempre foi conhecida por trabalhar com sistemas muito fechados recentemente abriu o código de sua engine de compilacão, o MSBuild.

A IBM, tem sua estrutura de clouds, que é uma nova aposta dela para crescimento nos próximos anos, toda baseada em Linux, que também é um software livre.

A Samsung utiliza o sistema Android em seus smartphones, modificando o código fonte e criando uma nova interface em cima dele. O Android também é open source.

Facebook, a maior plataforma social do mundo foi criada em PHP que é uma linguagem de programação livre, também utilizada na plataforma WordPress.

WordPress

O WordPress é a maior plataforma de blogs utilizada no mundo.

A maior parte dos sites da internet são feitos em WordPress.

A plataforma consiste em um código que é rapidamente instalado em seu servidor e te proporciona uma estrutura para criação de um blog em poucos segundos.

Sendo assim, o WordPress é Grátis? É fácil? Qualquer um pode fazer?

Sim, o WordPress é uma plataforma grátis, que utiliza um código open source. É como se qualquer um pudesse pegar o código do Facebook e fazer seu próprio Facebook. Lindo isso, não é?

Mas o WordPress é fácil de se aprender?

Sim! É muito fácil de instalar um site WordPress em seu servidor. Em poucos minutos essa mágica acontece.

Então quer dizer que qualquer um pode fazer?

Não exatamente… A instalação do código no servidor é simples, mas exige um conhecimento intermediário em tecnologias. Isso já exclui boa parte da população mundial. Se você quiser fazer pequenas modificações no código, isso já exige um conhecimento mais específico em desenvolvimento web e PHP.

Então se eu fizer um curso básico de PHP farei qualquer coisa rapidamente em WordPress?

Não necessariamente… O IMasters é um dos maiores portais de tecnologia do Brasil. Deve ter sido um pouco complexo de fazer né?

O B9, o maior site que fala de publicidade no Brasil, também é feito em WordPress.

Já ouviu falar do site de moda FHits? Adivinha? WordPress!

Mas são só blogs que são feitos em WordPress!

Sabe aquele jornal Estadão? Também é WordPress!

Então só funciona com algo mais focado em conteúdo? Sistemas não da para fazer né?

O sistema DATA.GOV do governo dos Estados Unidos também foi feito em WordPress, e ele proporciona integrações não só com o sistema deles mesmos, mas sim para diversos outros sistemas que queiram utilizar aquelas informações.

E a Microsoft?

Ela é detentora da linguagem que é “concorrente” direta de todas as linguagens open source o .NET. Acreditem, ela também usa WordPress.

Com tantas empresas utilizando open source e o WordPress da para fazer que ele ainda é ruim?

Não da! Todas as linguagens têm sua função e propósito em determinado momento. Elas podem ser melhores ou piores para cada situação, mas se você tem um bom profissional que domina determinada solução, aquela solução provavelmente será a mais adequada.

Cada linguagem ou metodologia pode trazer melhor performance para seu projeto, então vale a pena sempre pesquisar!

Tags: