e-mail-marketing

Relacionamento com Cliente Através de E-mail Marketing

28 de abril de 2016

Com a disseminação do marketing digital nas empresas, percebemos a importância de que conquistar um cliente é necessário para o negócio, mas fidelizá-lo é ainda mais importante para os negócios. Porém fidelizar os clientes não é uma tarefa fácil e exige muito planejamento, ações e trabalho, mas não precisa ser caro.

O e-mail marketing é uma ferramenta essencial para as empresas trabalharem marketing de relacionamento, sem altos investimentos, e com uma boa taxa de resultados quando bem trabalhado, afinal, você consegue atingir o cliente no ambiente mais acessado da web: a caixa de entrada do e-mail.

Para isto, separamos algumas etapas importantes para a construção do relacionamento com o cliente através do e-mail marketing que a sua empresa precisa para atingir bons resultados. Vamos ver!

Planejamento

Assim como tudo em sua empresa, o marketing de relacionamento também precisa ser planejado para que o saldo seja positivo. As ações de e-mail marketing precisam ser planejadas para atingir o público certo com a comunicação certa e na hora certa.

No planejamento, naturalmente você irá se deparar com públicos diferentes entre seus clientes e a necessidade de produzir conteúdo, promoções e datas específicas para cada perfil. Por isso é importante um planejamento prévio e criar um cronograma para guiar-se.

Identifique seu Público

Falando em público, é muito importante estudar o seu público-alvo, identificar o perfil de consumo dos seus clientes para construir um relacionamento duradouro e fazer com que as ações da sua marca crie uma identificação, aproximação e fidelidade com os clientes.

Utilização do produto – muitas vezes os produtos tem mais de uma forma de utilização ou finalidade, como comprar determinado produto para utilização própria ou para presentear. Também existem as possibilidades de utilização do produto, como um carro, que pode ser utilizado somente para passeio, ou para ir ao trabalho, ou ser a própria ferramenta de trabalho. A identificação de como cada cliente utiliza o produto é essencial para saber como se comunicar com o público.

Níveis de clientes – vale analisar os níveis de clientes que sua empresa possui, como o cliente que está desde o começo e sempre fiel a sua marca, os esporádicos e os novos clientes. Quanto mais tempo de “casa” um cliente tem, mais benefícios podem ser concedidos a cada determinado período, criando a sensação que o relacionamento com a sua marca é totalmente positivo e benéfico.

Para identificar seus clientes, faça uma pesquisa e colha dados pessoais, como data de aniversário, hábitos de consumo, personalidade e diversas outras informações que se façam necessárias para sua empresa no relacionamento com o público.

Crie Conteúdo

Com os perfis do público da sua empresa definido, é importante produzir conteúdo de qualidade para cada perfil que foi identificado, e também definir um cronograma para datas pontuais a serem trabalhadas. Dentre diversas ações, é possível selecionar o modelo de e-mail marketing que sua empresa irá trabalhar em cada situação.

Newsletter: informativos periódicos com novidades e notícias sobre o mercado que atua e também da própria empresa, sem o intuito de vender, mas sim informar.

Promocão: e-mail marketing com benefícios para os clientes, oferecendo promoções com descontos, ofertas especiais, brindes entre outros, com a intenção de aumentar as vendas.

Dicas: conteúdo informativo sobre o produto ou serviço que oferece, a fim de auxiliar seus clientes na utilização do mesmo. Como uma loja de roupas que pode enviar e-mail marketing com dicas de utilização de acessórios, combinação de peças, últimas tendenciais, entre outros.

Especiais: e-mail marketing para clientes com benefícios exclusivos em datas pontuais, como datas comemorativas, brindes, amostras, descontos, conteúdo exclusivo etc.

Faça relatórios

É muito importante acompanhar os resultados das ações que a sua empresa realiza para analisar se vale continuar trabalhando com determinada ação ou não, se é necessário realizar algumas modificações e se o retorno é o planejado. E também é necessário que esses relatórios sejam periódicos, pois uma determinada ação que deu certo nos primeiros meses pode dar sinais que é importante alguma modificação para continuar com bons resultados.

Conte com a 2nd como Parceiro

A 2nd está no mercado há 16 anos e mantém sua base de conhecimento sempre atualizada para fazer com que seu projeto atenda as expectativas de usabilidade de seu público. Estruturou uma equipe especializada em marketing e web design, preparada para estudar a sua marca e desenvolver o material necessário para lhe proporcionar uma comunicação efetiva.

Fale conosco!

Tags:,



Comentários