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Relacionamento com o cliente

2 de junho de 2016

O relacionamento com o cliente é um ponto crucial para garantir o sucesso das empresas e garantir um futuro ativo. Com isto em mente, planejar em oferecer aos seus clientes uma experiência positiva com a marca tornou-se uma atitude necessária dentro da empresa.

De modo raso, é perceptível que quanto melhor for o relacionamento de um cliente com uma empresa, maiores são as chances dele consumir mais, consumir sempre e tornar-se fiel a marca. O que mostra ser um desperdício utilizar o esforço em marketing para atrair um cliente, e depois da primeira compra “cortar” as relações, deixando ir embora um cliente que poderia ter uma relação longa e positiva com a marca.

Confiança no Relacionamento com o Cliente

Sem confiança, nenhum relacionamento vai adiante, e isto vale também para Empresa – Cliente. Imagine um cliente desconfiado que o relacionamento dele com uma marca é somente positivo de um lado, onde o cliente não recebe nenhum tipo de benefício, e não apenas falando no aspecto financeiro, afinal uma empresa pode oferecer mais que isto.

Ao comprar um automóvel, por exemplo, a pós-venda é muito importante para o cliente, pois o carro passará por manutenções e também será útil em possível problemas. E infelizmente ouvimos relatos muito negativos sobre o pós-venda de algumas montadoras, relatos que sempre vêm seguidos da frase “nunca mais compro o carro da marca X”, tudo devido à um relacionamento fraco e mal planejado pela empresa. Claro que existem relatos de pós-venda positivos e, adivinhem a frase seguinte, “troco meu carro somente por um modelo mais novo da mesma marca”.

Dicas de Relacionamento com o Cliente

Empatia – ainda é comum encontrarmos empresas com estratégias e comunicação totalmente voltadas para o “próprio umbigo”, focando somente em divulgar todas as informações da sua marca e produto, sem ao menos olhar para o cliente.

Já está comprovado que uma empresa bem vista pelo público é a empresa que propõe resolver problemas e necessidades de seus clientes, colocando-se no lugar deles e enxergando as necessidades, transpondo isto no produto, e divulgando este conceito em sua comunicação e no atendimento ao cliente.

Relacionamento de longo prazo – relacionamentos de verdade são aqueles relacionamentos longos, pois se for curto, algum problema houve no meio do caminho e é necessário ser identificado e solucionado pela empresa.

E a regra para um relacionamento longo não é difícil, basta não “forçar” uma das partes, como por exemplo, forçar a venda de produtos que o cliente não procura, não precisa e não tem total certeza que quer aquele produto, mas acaba comprando pela “pressão” do vendedor sobre ele. Pode ter certeza que este consumidor nunca mais volta, e este vendedor pode até ter feito uma venda maior agora, mas a longo prazo perdeu algo muito maior.

Identifique problemas e os solucione – como dito anteriormente, “empurrar” produtos que o cliente não deseja causa frustração, mas oferecer produtos extras que ajudem a solucionar a necessidade ou problema do cliente pode tornar a experiência ainda mais positiva, pois o cliente sairá com a sensação de que foi ajudado pela empresa e lembrará do favor futuramente.

Ofereça benefícios financeiros – crie uma campanha de benefícios para clientes de longa data, com descontos exclusivos, ofertas em datas específicas, acumulação de pontos para trocar por vantagens, entre ouros. É uma estratégia clássica e tem peso na decisão de compra dos clientes.

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