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Trade Marketing

12 de maio de 2016

O Trade Marketing nasceu há anos com o objetivo dos fabricantes apoiarem os seus distribuidores, varejistas ou atacadistas, com a finalidade de organizar as promoções em seus stands. É uma estratégia B2B (Business to Business) para impulsionar as vendas dos distribuidores, logo, aumentar as vendas da industria também. Mas atualmente o trade marketing vai muito além da organização dos stands.

De modo geral, o trade marketing é positivo para o comércio, mas cada empreendimento possui suas próprias necessidades e exige um planejamento mais específico para gerar resultados. E também é muito importante lembrar que o trade marketing não substitui o marketing institucional e promocional de cada empreendimento.

Existem alguns “passos” de trade marketing que as empresas costumam seguir para implantar o processo. É importante analisar cada etapa para identificar quais as necessidades para o seu modelo de negócio e executá-la de forma eficiente.

Como fazer trade marketing

Os passos para construir um processo de trade marketing permite que qualquer profissional em marketing, mesmo que não seja especialista na função, possa executar as tarefas necessária para implementação nas distribuidoras. Mas ainda é muito importante analisar todas as etapas para não existir falhas que possam prejudicar as ações de trade marketing.

Necessidades do distribuidor

O primeiro passo para o profissional de trade marketing analisar são as necessidades de seus distribuidores. É necessário analisar separadamente cada necessidade de cada distribuidor para verificação de viabilidade. E para isso, é essencial conhecer quais os tipos de produtos os clientes deles buscam, quais são os principais benefícios que eles estão procurando e outras questão nesta linha.

Realizar uma pesquisa feita com a ajuda dos comerciantes consegue resolver esse primeiro passo rapidamente e de forma eficiente.  E as informações coletadas serão a base para elaboração de uma estratégia estruturada que atenda cada distribuidor.

Alinhe as necessidades com seus objetivos

Identificar e analisar as necessidades dos seus distribuidores é só o começo de um processo crescente. Para construir ações de trade marketing o ideal é criar um relacionamento cooperativo com seus comerciantes, formando parceria que auxilie os distribuidores em diversos pontos para chegar ao principal objetivo: a venda.
E ainda mais que vender, é interessante também analisar os resultados, as informações e dados para criar relatórios para identificar novas possibilidades.

Planejamento e execução de trade marketing

Criar anúncios pode ser a melhor forma de atrair os distribuidores no início. Isto porque muitos empresários buscam por lançamentos de novas marcas e produtos para garantirem que seus pontos de distribuição tenham as novidades disponíveis.

Participar de eventos e feiras do seu segmento também são boas opções para apresentar seus produtos e sua marca. Muitos varejistas e atacadistas frequentam esses eventos em busca de novidades e atualizações. Mas não conte apenas com o público desses eventos, convide empresários do segmento para visitá-lo no evento e aumentar as chances de negociação. Aproveite para distribuir amostras grátis para gerar a possibilidade de contato e experiência com o seu produto.

Criar incentivos comerciais, como gratificações, descontos, comissões, competições premiáveis, entre outros incentivos que estimule o mercado a comercializar seus produtos.

Use as ferramentas de e-mail marketing e redes sociais para manter um contato e criar relacionamento com seus parceiros. Mas também agende visitas nos comércios durante o relacionamento para identificar pontos que não é possível a distância, como atendimento ao público, estrutura e muito mais.

Independente do mercado em crise ou não, as parcerias entre empresas, fornecedor e distribuir é necessária para elaborar estratégias e entender melhor o mercado.

Conte com a 2nd como Parceiro

A 2nd está no mercado há 16 anos e mantém sua base de conhecimento sempre atualizada para fazer com que seu projeto atenda as expectativas de usabilidade de seu público. Estruturou uma equipe especializada em marketing e web design, preparada para estudar a sua marca e desenvolver o material necessário para lhe proporcionar uma comunicação efetiva.

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