Aplicativo ou site mobile

17 de março de 2016

Com os smartphones popularizados no mundo todo, incluindo o Brasil, houve uma “explosão” no mercado de aplicativos, com milhões de aplicativos novos todos os dias em plataformas como iOS, Android e Windows Phone, novas ideias, novos negócios, startups, novos serviços e ferramentas. Enfim, um “boom” que mudou a vida de muitos usuários, com novas formas de viagem e hospedagem, transporte, ensino, social e muito mais.

Tanta “euforia” fez que muitas empresas apostassem em aplicativos para os seus negócios, afinal, tudo que é lançado na plataforma mobile é um sucesso, não é mesmo? Não, não há uma fórmula mágica!
Uma situação bem comum nas empresas é um funcionário, ou até o empresário, acreditar que tem a ideia do aplicativo de 1 bilhão de dólares que vai alavancar a empresa, e “cego” pela ideia investe pesado sem antes fazer as devidas pesquisas e o planejamento. Isto acaba resultando em muito dinheiro e tempo investido com pouco ou nenhum resultado positivo, afinal, será que todas as empresas precisam ter um aplicativo de seu negócio disponível para os clientes, ou um site mobile, ou até responsivo, não é suficiente? Depende do planejamento!

Uso de Aplicativos no Brasil

Uma pesquisa realizada em dezembro/2015, realizada pela Mobile Time e Opinion Box, apontou que o brasileiro possui, em média, 20 aplicativos instalados em seu smartphone, e utiliza cerca de 6 apps por semana. A pesquisa também revela que os usuários costumam excluir o app após concluir seu objetivo. Os 10 apps mais utilizados são apps sociais, mobile bank, e-mail e streaming de música.
Levando essas informações em consideração, já podemos começar a montar o cenário do aplicativo da sua empresa competindo espaço no smartphone do público com tantos outros apps disseminados, como Facebook, WhatsApp, Instagram, Spotify e muitos outros. É uma tarefa bem difícil!

Site Mobile

Mas a plataforma mobile é uma grande oportunidade e deve ser aproveitada. Desenvolver um projeto de um site mobile pode ser a melhor solução para sua empresa, economizando recursos financeiros e operacionais, e também trazendo melhores resultados, pois o site estará disponível para todos, não somente para quem baixou seu aplicativo. Claro que, assim como qualquer projeto, também é necessário o planejamento para atingir seu objetivo.

Geralmente as empresas criam uma versão adaptável de seu site para a plataforma mobile, mas existe a possibilidade de criar algo novo, funcional e que seja relevante para o seu público, oferecendo uma nova experiência e gerando valor para a sua marca. O site mobile pode ser até mesmo um teste para um futuro aplicativo.

Conte com a 2nd como Parceiro

A 2nd está no mercado há 15 anos e mantém sua base de conhecimento sempre atualizada para fazer com que seu projeto atenda as expectativas de usabilidade de seu público. Estruturou uma equipe especializada em marketing e web design, preparada para estudar a sua marca e desenvolver o material necessário para lhe proporcionar uma comunicação efetiva.

Fale conosco!

Leia também:
Mobile Commerce no Brasil

Tendências de TI em 2016

Tags:, ,



APADI