Como uma empresa deve agir nas redes sociais

15 de outubro de 2015

As redes sociais já são fundamentais para todas as marcas, não importa o tamanho da empresa. Podemos ver marcas gigantes como Coca-Cola, Nike e Red Bull gerando conteúdo nas redes sociais, como também encontramos pequenas marcas, empreendedores individuais, etc. O interessante é que há espaço para todos, sem necessariamente uma concorrência e sem as propagandas tracionais. Definitivamente, as redes sociais mudaram a forma das empresas se comunicarem com seu público.

Nos selecionamos alguns pontos essenciais para criar um perfil nas redes sociais e produzir conteúdo relevante para o seu público. Vamos lá!

Pesquisa

Pesquisa e planejamento é base de sucesso para qualquer projeto que você fizer, e com as redes sociais não é diferente. Comece pesquisando quais redes sociais são importantes para o seu negócio, pois cada uma têm suas características e finalidades, conheça o máximo de redes sociais que puder antes de decidir. Pesquise também o comportamento dos usuários de cada rede social.

Para produzir conteúdo também é importante pesquisar os conteúdos que estão sendo trabalhados por outras marcas. Você pode pesquisar por conteúdo de marcas de grande referência, como citei acima, Coca-Cola, Red Bull, por exemplo. Também pesquisar seus concorrentes para saber qual a estratégia deles.

Fotos

Existem redes sociais voltadas somente para fotos, como Instagram e Pinterest, e apesar de ser “somente fotos” é possível ainda escrever algo e adicionar tags para segmentar seus posts. Mas mesmo as redes sociais que não são focadas em fotos é preciso um cuidado com as imagens de suas postagens. Independente da rede social, se for possível utilizar foto, ela tem que ter alta qualidade e ser interessante. No Facebook, por exemplo, fotos geram muito mais engajamento que somente texto. Já no Twitter é ao contrário.

Seja Humano

A comunicação nas redes sociais é bem diferente do convencional de tempos atrás. É essencial que a comunicação da sua empresa seja pessoal, seja no conteúdo produzido ou nas respostas aos seus seguidores. Uma comunicação fria irá prejudicar a sua imagem, então mantenha-se próximo do seu público. Mas cuidado para não exagerar na comunicação pessoal, muita intimidade atrapalha também.

Promoções

Nas redes sociais é onde as empresas recebem maior feedback e engajamento de seu público. Aproveite para criar promoções e brincadeiras para interagir com seu público e gerar uma aproximação da marca com seus seguidores. Não precisa sortear uma BMW, às vezes só de publicar uma foto de um seguidor seu já é bem funcional e positivo.

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