Integração ON/OFF

22 de março de 2016

O empreendedorismo no Brasil está exigindo muita criatividade, produção e competência atualmente, é necessário pesquisar bastante e planejar bastante para manter uma empresa atualizada e produzindo uma comunicação efetiva que mantenha a marca presente na memória de seu público-alvo. O trabalho de marketing se faz cada vez mais necessário em momentos como este, e como já indicamos a muito tempo, o marketing digital continua sendo a melhor opção, baseado pelos seus números em retorno de investimento (ROI), ou seja, o custo-benefício de investir menos que em outros veículos tradicionais e ter maiores resultados positivos.

Integração ON/OFF

A integração ON/OFF já está em pauta há algum tempo no mercado, oferecendo soluções mais inteligentes de marketing para o varejo, pois utiliza de dados online para agir offline, permitindo que varejistas tenham a possibilidade de abordar pessoas próximas ao seu comércio, com dados coletados online, estimulando uma comunicação efetiva com informações compatíveis com os consumidores. Por exemplo, uma loja de roupas pode enviar uma mensagem com uma mensagem personalizada para um celular próximo de sua região oferecendo um desconto exclusivo, baseado em informações que foram coletadas online.

A rede de Shoppings Ancar, em parceria com a CI&T, desenvolveu diversas ações baseadas em seu big data e construídas na plataforma Google Cloud. Em uma ação da Black Friday, por exemplo, as unidades da rede de shoppings fizeram campanhas de cupons de desconto para cerca de 3 mil potenciais consumidores, durante uma semana. Os cliques chegaram a 30% dos anúncios, um CTR extraordinário para os dias de hoje.

As Oportunidades da Integração

Para a integração ON/OFF funcionar, é importante que a sua comunicação online esteja estruturada, com um site atualizado e uma comunicação efetiva com seu público, seja através de mídia, redes sociais ou blog. Com a comunicação online da sua empresa funcionando corretamente, é hora de estimular seu público a comprar, a conhecer seus produtos ou serviços, e claro, sua loja física também.

A integração deve ocorrer dos dois lados, ON e OFF, estimulando o público de cada lado a conhecer o outro, permitindo que o seu cliente offline conheça sua comunicação online e seu público online conheça sua loja e torne-se cliente. O seu público online é a maior oportunidade da sua empresa conquistar novos clientes, pois é o público que está aberto a receber informações da sua empresa, por outro lado, seu público offline já é cliente e é necessário a “manutenção”, mantê-lo por perto, consumindo conteúdo da marca para ter um relacionamento mais longo e melhor para ambas as partes.

Planejamento de Integração ON/OFF

Claro que para executar uma ações como dos exemplos citados acima, exige um investimento maior, mas não significa que não podemos desenvolver outras ações com qualidade e bons resultados de integração.

Com base em seu orçamento, é importante trabalhar com promoções e descontos para estimular o público, mas não basta fazer um anúncio de “10% de desconto” na internet e aguardar os resultados. A integração desses dois ambientes, começa a valer, por exemplo, com um cliente na loja física apresentando um post na rede social da marca oferecendo X% de desconto para quem comparecer a loja e apresentar o post na hora da compra. Fazendo o caminho ao contrário, do offline para o online, por exemplo, um cartaz na loja com um QR Code que leva os consumidores para o blog da loja. Óbvio que é apenas um exemplo, que apesar de funcionar, existe diversas outras possibilidades da integração ON/OFF, que devem ser analisadas em um planejamento específico para cada tipo de mercado e, claro, com a identificação da sua marca.

Conte com a 2nd como Parceiro

A 2nd está no mercado há 15 anos e mantém sua base de conhecimento sempre atualizada para fazer com que seu projeto atenda as expectativas de usabilidade de seu público. Estruturou uma equipe especializada em marketing e web design, preparada para estudar a sua marca e desenvolver o material necessário para lhe proporcionar uma comunicação efetiva.

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