Leia carta deixada por Steve Jobs

9 de abril de 2014

Gênio da Apple deixou diretrizes para a empresa manter o espírito inovador de seu fundador

Em 2010, Steve Jobs deixou um e-mail com várias diretrizes: umas para que a Apple continuasse criativa e outras para não ser derrubada pela concorrência. As informações são do Blog do iPhone!

“Neste email, Jobs fala de varias coisas, estabelecendo uma estratégia para o ano de 2011. Vale lembrar que em 2010 a Apple tinha acabado de lançar o iPhone 4, que reformulou todo o aparelho, mas também trouxe a polêmica do antennagate.

Entre os pontos elaborados por Jobs como pauta de uma reunião da diretoria, destacamos alguns:

O mundo está em uma Era Pós-PC e a Apple foi a primeira companhia a chegar à ela
Era Pós-PC = mais mobilidade + comunicação + aplicativos + serviços na nuvem
2011: Guerra Santa contra o Google – competir com eles por todas as maneiras
2011: Ano da Nuvem
A Apple inventou o conceito de Hub Digital (o PC como centro das necessidades digitais, como contatos, músicas, fotos, vídeos)
O Hub Digital passou do PC para a Nuvem
O PC virou mais um cliente deste hub, assim como o iPhone, o iPad, o iPod…
A Apple está em perigo em manter este velho paradigma por muito tempo. Google e Microsoft estão adiantados nesta tecnologia, mas ainda não se deram conta desta mudança.
Amarrar todos os nossos produtos, para que os clientes fiquem presos em nosso ecossistema.
É interessante notar a visão de Jobs quanto ao conceito de mobilidade: menor, mais fino e mais leve, o que diverge um pouco do conceito que alguns querem impor hoje em dia de “telas cada vez maiores” nos smartphones. É possível que a tela maior do iPhone 5 (2012) não teria acontecido se ele ainda estivesse no comando.

Jobs também falou de novos produtos:

Um iPhone 4 “plus”, com melhor antena, processador, câmera e software para ficar à frente dos competidores até metade de 2012
Ter LTE no iPhone até meados de 2012
Criar um modelo de baixo custo do iPhone, baseado no iPod touch para substituir o iPhone 3GS
Lançar o iPad 2 com um maravilhoso hardware e software antes mesmo dos competidores alcançarem o modelo atual (iPad 1)
Falar do iPad 3, com tela Retina
Na época, não havia ainda um nome para aquele que seria o iPhone 4S, sendo denominado apenas como “iPhone 4 plus”, uma melhoria do iPhone 4. Interessante também a ideia de transformar o iPod touch em um “iPhone econômico”, um conceito que chegou a virar um rápido boato em 2011. Mas a Apple parece não ter seguido adiante com esta proposta, visto que o 3GS continuou a ser vendido até o ano passado.

O mesmo email também planejava transformar a Apple TV em um “acessório que se tornasse um must have para usuários de iPhone e iPad“, com adição de mais conteúdo e até mesmo questionando a possibilidade de incluir aplicativos e navegação internet nela. Acesso à TVs à cabo também era uma proposta.

Muitos dos pontos realmente viraram realidade depois de sua morte, o que mostra que ele realmente visualizava as coisas bem à frente delas acontecerem, para poder tomar decisões baseado nas conclusões que tomava.”
Quer ver o e-mail na íntegra? Clique aqui e baixe em PDF: 216405190-Apple-outline (1)!

2nd

Tags:, , , , ,



APADI