Programação Para Crianças

24 de março de 2016

Empresas gigantes de tecnologia, como Microsoft, Apple, Facebook e Google, defendem a ideia de que todos podem aprender a programar e gerar um impacto positivo em suas vidas e na sociedade. E essas empresas não somente defendem, como desenvolvem e apoiam projetos de ensino de programação para pessoas gratuitamente.
Apesar dos projetos de aulas de programação serem para todos, o conceito e a estrutura das aulas são, geralmente, desenvolvidas para crianças, pois o principal objetivo desses projetos é mudar o futuro, caminho possível através das crianças.

Programação muda o mundo

A programação começa a mudar o mundo desde o primeiro momento de ensino, onde alfabetiza digitalmente as pessoas e abre caminho para o ambiente digital, não somente será usuário, mas também poderá desenvolver projetos digitais. E o impacto da tecnologia digital na sociedade atual está mudando a forma como vivemos, nos socializamos, como trabalhamos, consumimos produtos, serviços e informação.

E, obviamente, os resultados são sempre positivos, como aplicativos desenvolvidos para melhorar a gestão e produção no campo, conectando os consumidores com agricultores ecologicamente responsáveis e diminuindo o desperdício. Aplicativos de ensino gratuito, como Duolingo, que propõe exercícios para ensinar inglês, espanhol e outras línguas. As redes sociais também permitiram uma conexão entre as pessoas ao redor do mundo, tornou a informação mais dinâmica e deu voz para as pessoas. Dentre diversas outras tecnologias que muda a forma de viajar, hospedar, usar transporte, saúde etc.

A programação contribui para um mundo mais justo e acessível.

Aprenda Programar

A Hora do Código é o projeto mais disseminado atualmente, com mais de 228 milhões de alunos espalhados pelo mundo, sendo mais de 1,5 milhão de alunos no Brasil. O projeto da Code.org, organização sem fins lucrativos, tem o objetivo de expandir o ensino de ciência da computação, tornando-a disponível em mais escolas e aumentando a participação de mulheres e negros, os quais são sub-representados nessa área.
O projeto oferece aulas divertidas e jogos que estimulam o aprendizado, como “Star Wars: Construindo uma Galáxia com Código“, “Hora do Código Minecraft” e “Labirinto Clássico”, onde você aprende a programar com Mark Zuckerberg, entre outros cursos.

A Programaê, é um projeto nacional, apoiado pela Fundação Lemann, Fundação Telefonica e Vivo, e também oferece cursos de programação gratuitos. O projeto oferece 4 trilhas: Web, Games, Professores e Mobile, para você escolher qual caminho deseja seguir – ou caminhos, já que você pode cursar todas as aulas.

Khan Academy, outra instituição sem fins lucrativos, ensina não somente programação, mas diversos cursos gratuitamente para todos com ajuda de parceiros de peso, como  NASA, Museu de Arte Moderna, Academia de Ciências da Califórnia e o MIT. E garantem “Você só precisa saber uma coisa: Você pode aprender qualquer coisa”.

A Codecademy é outra empresa que aposta no futuro e quer disseminar o conhecimento da programação para todos, com aulas interativas e mais sóbrias, onde você vai realmente “botar a mão na massa” escrevendo códigos de diversas linguagens. Os cursos que a Codecademy oferece são:

Esses projetos possuem uma ligação, todos são parceiros da Hora do Código, onde tem diversos outros parceiros também buscando o mesmo objetivo: ensinar a programar. Além das empresas citadas acima, você pode consultar dos os parceiros desse projeto clicando aqui!

Conte com a 2nd como parceiro

A 2nd está sempre preparada para as atualizações e novidades do desenvolvimento web e tecnologia da informação, por isto, conte conosco para solucionar possíveis problemas e atualizar seus projetos online.

Fale conosco!

Tags:,



APADI